Instituto Mauá apresenta a cerâmica de Barra e Passagem

O Rio São Francisco, de tantas histórias, é também o Velho Chico da arte popular. Situado às suas margens, o município de Barra resguarda viva a tradição da arte de modelar o barro. Conhecida como a “louça da perfeição”, as peças exibem um tom avermelhado e pinturas em tabatinga; traço típico da região e que, a partir desta quinta-feira (30), estará à disposição do público com exposição e venda no Instituto Mauá.

Trata-se da Sala do Artista Popular – SAP “Cerâmica de Barra e Passagem”, que será inaugurada na sede do Mauá-Pelourinho, às 17h30, com a presença de artesãs e artesãos da região do São Francisco. “Promover essa riqueza cultural é um reconhecimento ao talento dos artesãos e, também, a possibilidade de abrir novos mercados de comercialização da produção”, afirmou a diretora geral do Mauá, Emília Almeida.

A exposição ainda conta com peças do povoado de Passagem, zona rural de Barra e um dos principais pólos de cerâmica da Bahia. Os utilitários produzidos na localidade – potes, alguidares, moringas, tachos e panelas – trazem uma coloração amarela peculiar, enfeitada por arabescos primitivos, numa técnica herdada dos povos indígenas e preservada há mais de cinco séculos. E o acervo também traz imagens figurativas e sacras, de santos católicos e orixás do candomblé, representativas da cerâmica de Barra.

“Uma arte secular, cujo conhecimento é transmitido de geração em geração por mãos experientes, que mantém viva uma herança histórica e que conta muito das tradições locais”, destacou Emília Almeida, que já foi parceira na realização de outras seis SAPs (Cocos, Rio de Contas, Rio Real, Maragogipinho, Irará e Coqueiros). A Sala do Artista Popular “Cerâmica de Barra e Passagem” fica em cartaz até o dia 28 de setembro, com visitação gratuita.

SAP – Projeto do Ministério da Cultura, através do Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular e o Iphan, a SAP conta com a parceria regional do Instituto Mauá, através da Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), e do Ipac e Centro de Culturas Populares e Identitárias, da Secretaria Estadual de Cultura (Secult).

Serviço:

Sala do Artista Popular – SAP “Cerâmica de Barra e Passagem”

Abertura: 30 de agosto (quinta-feira), 17h30, no Mauá-Pelourinho
End: Rua Gregório de Matos, 27 – Centro Histórico

Período: 31 de agosto a 28 de setembro

Visitação: segunda a sexta, 9h às 17h30

Gratuito

Fonte: Instituto Mauá