Angola: primeiros resultados indicam vitória do partido MPLA  

Os primeiros resultados parciais das eleições em Angola confirmam o favoritismo do partido MPLA de presidente José Eduardo dos Santos. A contagem dos votos em Angola começou neste sábado, no dia seguinte das eleições gerais que transcorreram sem incidentes.

A Comissão Eleitoral Nacional anunciou na tarde deste sábado o resultado da apuração de 58% dos votos. O partido MPLA do presidente José Eduardo dos Santos conquistou 74,46% dos votos. O principal partido de oposição UNITA obteve 17,94% e a terceira força política angolana, o novo partido Casa, 4,53%.

Os angolanos foram às urnas na sexta-feira para escolher o presidente, o vice-presidente e os 220 deputados do país. A votação, a segunda desde o retorno da paz em Angola em 2002, ocorreu sem incidentes. A imprensa angolana salienta neste sábado a boa organização do processo eleitoral, citando declarações da Comissão Nacional Eleitoral e de alguns observadores estrangeiros.

O deputado brasileiro Florisvaldo Fier, que observou as eleições como representante do Parlamento do Mercosul, declarou que a votação "ocorreu em clima de tranquilidade." O único fato marcante do dia foi a ausência de filas para votar, indicando uma participação em queda nessa terceira eleição desde a independência de Angola em 1975.

O resultado definitivo das eleições só será conhecido na semana que vem, mas tudo indica que o presidente José Eduardo dos Santos deve ser mantido no cargo. A Constituição, modificada em 2010, prevê que o chefe do partido vencedor nessas eleições legislativas será nomeado presidente da República. A UNITA, União Nacional para a Independência Total de Angola, ameaça impugnar os resultados nas sessões eleitorais onde seus observadores não tiveram acesso.

José Eduardo dos Santos, de 70 anos, e seu partido Movimento Popular para a Libertação de Angola (MPLA), estão no poder há quase 33 anos. Ele prometeu durante a campanha que irá continuar a reconstrução do país devastado por uma guerra civil entre 1975 e 2002.
Nas últimas eleições legislativas de 2008, o MPLA conquistou 81% dos votos e a UNITA apenas 10%.

Fonte: RFI