Nicolás Maduro: Cúpula dos Não Alinhados foi solidária com a AL

Durante a 16ª Cúpula do Movimiento dos Países Não Alinhados, que se realizou até esta sexta-feira (31) em Teerã, Irã, confirmou-se a necessidade de iniciar um proceso de transformação do sistema da Organização das Nações Unidas (ONU), defendeu o chanceler venezuelano, Nicolás Maduro.

"O sistema das Nações Unidas foi utilizado pelas potências imperiais para promover o intervencionismo e a guerra contra países do Sul", assinalou o chanceler venezuelano.

Por telefone, desde Teerã, o ministro disse à Agência Venezuelana de Notícias que na reunião foi reafirmada a necessidade de construir um sistema monetário, financeiro, econômico, que corresponda às necessidades do desenvolvimento econômico que os países de América Latina vão alcançando nesta segunda década do século 21.

Também se manifestou plena solidariedade com a Palestina em sua constituição como Estado livre.
“Conversou-se sobre a necessidade de buscar uma fórmula para superar a violência e o intervencionismo contra o povo da Síria, e sobre isso há países da região trabalhando em um conjunto de iniciativas”, acrescentou.

Maduro informou que a Venezuela defendeu a liberdade dos povos latino-americanos na Cúpula do Movimento dos Países Não Alinhados e sustentou que durante a reunião a Venezuela obteve uma quantidade de votos de solidariedade e de fraternidade, que "podemos dizer é mais que solidariedade, é admiração pelo que o povo venezuelano vem fazendo na luta pela independência e a consolidação de uma pátria totalmente livre".

“Recebemos um conjunto de palavras de solidariedade e apoio ao comandante Hugo Chávez que ficaram plasmadas no documento central desta Cúpula histórica”, afirmou o chanceler Maduro.
Ele acrescentou que sobre a América Latina houve um reconhecimento do que foi feito nos últimos anos, com a consolidação da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (Alba), a União de Nações Sul-Americanas (Unasul) e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Maduro informou que a próxima Cúpula dos Páises Não Alinhados se realizará em Caracas em 2015.

Agência Venezuelana de Notícias