Biodiversidade do Cerrado será preservada

O segundo maior bioma do País, o Cerrado, envolve 23% do território nacional e a Unidade da Federação com a maior área preservada da vegetação é o Distrito Federal.

O Cerrado possui uma das maiores biodiversidades da flora, com uma diversidade aproximada de 12 mil espécies de plantas. Desse total, mais de quatro mil são endêmicas, plantação específica da savana brasileira. Além disso, mais de 70% das árvores ameaçadas do Cerrado estão em Brasília.

Devido à importância do bioma para o Brasil e, em especial, para o DF, o governador Agnelo Queiroz assinou na abertura oficial do Mês do Cerrado o protocolo de intenções para a construção do Centro de Excelência do Cerrado. O espaço tem como objetivo apoiar projetos dedicados ao fomento de novas alternativas para o desenvolvimento sustent ável.

O local será destinado à troca de conhecimentos entre pesquisadores e gestores das políticas públicas voltadas para o bioma. Agnelo destacou que a intenção é conseguir sistematizar as experiências de iniciativas de ONGs e até mesmo da academia para que haja um destino produtivo para as ações. “Isso é do ponto de vista econômico e sustentável relacionando as biodiversidades do Cerrado, que possui uma grande variedade de flora e fauna”, disse.

Investimento

Idealizado pela Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (Semarh), o projeto foi orçado em aproximadamente R$ 8 milhões, contudo haverá recursos da Superintendência de Desenvolvimento do Centro-Oeste, vinculado ao Ministério da Integração Nacional, além de ações orçamentárias do GDF e de emendas parlamentares.

Segundo o secretário da Semarh, Eduardo Brandão, o centro irá criar um diálogo entre a academia, os estudos de pesquisadores e a sociedade.

“De maneira geral, o mais forte é preservar e desenvolver o lado potencial econômico do Cerrado, que é uma grande monocultura que está avançando no bioma e criando sustentabilidade”, destacou Brandão.

O secretário de Biodiversidade e Florestas (SBF/MMA), que representava a Ministra Izabella Te ixeira, Roberto Cavalcanti, ressaltou que o DF possui uma grande importância sobre o Cerrado do Brasil. “Grande parte da biodiversidade do bioma está presente no DF e é aqui que possui a maior proporção do Cerrado”, explicou.