Deve chover na próxima quinzena

Apesar do dia mais seco do ano ter sido registrado nesse domingo, quando a temperatura máxima chegou a 30º e a umidade relativa do ar em 16%, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que já há previsão de chuva para a segunda quinzena deste mês.

No ano passado, a seca começou mais cedo e os menores índices de umidade relativa do ar foram registrados entre os meses de junho e julho.

Nessa sexta-feira a Defesa Civil colocou a capital em estado de atenção por causa da baixa umidade. A Organização Mundial de Saúde (OMS) estabelece estado de alerta quando a umidade fica entre 20% e 12%. Abaixo disso já é estado de emergência.

Hoje, a temperatura máxima tende a cair para 28º, mas a baixa umidade deve se manter em 16%. Durante a semana, no entanto, a umidade relativa deverá subir para 20%.

Queimadas

Como não chove há 77 dias no DF, as ocorrências de queimadas aumentou em agosto. Segundo o Corpo de Bombeiros, 1,4 mil incêndios foram registrados no cerrado de todo o DF até o dia 27 do mês passado. A extensão da área queimada equivale a quase dois mil hectares. Em 2011, cerca de mil ocorrências de queimadas florestais foram registradas no mesmo período.