Plebiscito dos professores federais decide pelo fim da greve

 A Apub- Sindicato, que representa os professores universitários da Bahia, anunciou o fim da greve na Universidade Federal da Bahia (UFBA), a partir de um plebiscito realizado entre os docentes, na manhã dessa quarta-feira (5/9). A entidade é ligada à Proifes (Sindicato de Professores de Instituições Federais de Ensino Superior), que já tinha concordado com a proposta do governo de reajuste de 25% a 40%, mas que não teve adesão no estado.

Com o resultado do plebiscito, a greve baiana deve ser encerrada oficialmente no próximo dia 13 e os alunos devem voltar às salas de aula no dia 17, de acordo com o sindicato. A decisão vale também para a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e para o Instituto Federal da Bahia (IFBA).

Entre todos os professores e professoras das três instituições envolvidas, 510 foram às urnas; 37 votaram contra, um em branco, 12 anularam e 460 foram favoráveis ao término do movimento. A consulta plebiscitária foi eletrônica, realizada na página da entidade desde a última segunda-feira (3).

Em nota, a APUB informou que o resultado será levado aos reitores das universidades e que pedirá a divulgação imediata de um novo calendário letivo e a volta dos docentes ao trabalho. A paralisação das atividades iniciou em 29 de maio, mas só foi oficializada no mês seguinte.

De Salvador,
Erikson Walla