Sem categoria

Daniel Ilirian: É preciso valorizar mais a cultura brasileira

“A Antologia é um meio para que poetas desconhecidos possam ser apresentados ao público”. Foi o que afirmou, em entrevista à Rádio Vermelho, o poeta e historiador Daniel Ilirian, ao falar sobre o lançamento da III Antologia – Confraria dos Poetas.

Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo

Segundo ele, a obra reúne 22 poetas de diversas partes do país, com diferentes estilos e estéticas, alguns com obras já publicadas, outros estreantes. “A III Antologia traz uma diversidade de estilos de poetas que estão espalhados por todo o país. E a Antologia é um meio para que esses poetas que não são conhecidos possam participar de uma maneira mais acessível”, salientou.

Daniel falou também sobre os desafios que o país possui seja no acesso à leitura, seja em níveis mais avançados de acesso aos equipamentos culturais. Nesse sentido, ele diz que a Confraria, enquanto entidade, busca contribuir para mobilizar os amantes da leitura e promover o gosto pela literatura e pela poesia.

“Nós entendemos que a leitura deve ser desenvolvida desde muito cedo, ela é fundamental para o desenvolvimento. Por esta ótica, a Confraria tem como um dos seus objetivos incentivar a leitura e promover encontros e saraus de leitura”, explicou o poeta.

O historiador também refletiu sobre o papel das tecnologias da informação no acesso aos produtos culturais nestes tempos e destacou que mesmo com a ampliação destas tecnologias ainda precisamos avançar muito no acesso a educação de qualidade e no acesso à cultura.

“É preciso que pensemos em uma educação que estimule o gosto pela leitura e pela cultura brasileira, por exemplo. Contraditoriamente, o ensino público no país ainda não é uma prioridade. E a Confraria esta na esteira dessa luta para incentivar esse ambiente que é tão estratégico para o nosso país”, finalizou Daniel.

Serviço

O lançamento da III Antologia acontece no próximo dia 13 de setembro, na Casa das Rosas, Av. Paulista, 37, Bela Vista, às 19h.

Sobre a Confraria

A Confraria dos Poetas nasceu em 2004, da necessidade de um grupo de poetas que buscavam uma maneira de interagir com o mundo, mesmo que aos berros, com os papéis e canetas em punhos. Com raça e coragem! Poetas que idealizam levar a poesia a diversos grupos e de diversas formas. Das tardes com vinho e alento, realizaram o projeto "Curso de Poesia Falada e saraus".

Finalmente em 2007, alastraram o projeto "Uma Antologia", em volumes já esgotados, seguida de "Confraria dos Poetas – II Antologia", em 2008. E, em 2012, trabalham em mais um grande e ousado projeto, a "III Antologia – Confraria dos Poetas"…