PIB do Ceará no 1º semestre cresce 5 vezes mais que o do Brasil

O crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) do Ceará no primeiro de 2012 chegou a 2,9% em relação ao período anterior. Esse percentual é 4,8 vezes maior que o PIB nacional, que obteve 0,6% no primeiro semestre deste ano.

O desempenho do PIB cearense foi anunciado nesta quinta-feira (06) pelo governador Cid Gomes durante a posse do presidente do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Ary Joel Lanzarin. Os dados detalhados do PIB do Ceará serão divulgados na próxima terça-feira (11) pela Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), por meio do Instituto de Pesquisa e Estatística (Ipece).

Sobre a posse do novo presidente do BNB, Cid Gomes destacou o papel da instituição no desenvolvimento do Nordeste e que, apesar do cenário mundial de crise econômica, os estados da Região têm tido várias conquistas como, por exemplo, o desempenho da economia local e o aumento dos investimentos. Ele ressaltou ainda a importância da prorrogação da validade do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FNDE). "O FNDE, se não fosse utilizado em um ano, ele era considerado perdido. Com o novo sistema, o recurso passou a ser um fundo financeiro, o que gera retorno. Creio que em 10 anos, nesse sistema, o novo FNDE tenha a captação de R$ 30 bilhões, o que vai gerar maior disponibilidade de crédito", disse o Governador.

Durante o ato de posse, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou redução na taxa de juros do BNB. Segundo o Ministro, a taxa do banco será de 2,5% ao ano. Mantega comunicou ainda redução das taxas do Fundo Constitucional do Nordeste (FNE), que passará a ter taxa mínima de 3,5% ao ano, e a máxima será reduzida de 10% para 8% ao ano.

No discurso de posse, o novo presidente do BNB, Ary Joel, afirmou que serão criadas 108 novas agências do Banco do Nordeste, sendo que 23 delas deverão ser criadas até o fim de 2012. Ele destacou ainda a necessidade de parceria com os governos estaduais e com os servidores do Banco no sentido de ressaltar o papel da institutição que é de promover o desenvolvimento do Nordeste.

Fonte: Governo do Estado