Candidatos a prefeito apresentam propostas para Educação Infantil

 

Com o objetivo de debater uma Educação Infantil de qualidade para o município de Natal e os desafios que enfrenta, o Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte está promovendo um Encontro com os candidatos a prefeito. O evento acontece no próximo dia 12 de setembro, às 15h, no auditório do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e contará com a mediação da jornalista Cristiane Rodrigues.

“Será um momento importante para refletir e discutir as Políticas Públicas da Educação Infantil para Natal”, esclarece a professora, Naire Jane Capistrano, integrante do Grupo Gestor do Fórum e coordenadora de Pesquisa e Extensão do NEI.

O Encontro reunirá professores, pesquisadores, gestores e representantes dos movimentos sociais comprometidos com a defesa da Educação Infantil e pretende contribuir com o fortalecimento da Educação infantil como área de conhecimento e atuação dos profissionais.

“Com esta discussão, esperamos que os candidatos discutam e se comprometam com os diversos desafios que enfrenta a educação infantil na atualidade”, aponta a professora do NEI e diretora de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel.

Segundo a professora Naire Capistrano, o evento terá três momentos importantes. Inicialmente cada candidato terá 10 minutos para fazer a apresentação das propostas para Educação Infantil do município. Em seguida, serão sorteadas seis questões, elaboradas pela plateia. Cada ponto será respondido por um único candidato no tempo de três minutos. Encerrando o evento, será feita a entrega de uma carta compromisso pelo Fórum e um documento elaborado pela turma do 2º ano matutino do Núcleo de Educação Infantil (NEI)da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Carta compromisso

A carta, elaborada pelo Grupo Gestor do Fórum no Rio Grande do Norte, contempla as bandeiras de luta do Fórum:

• Acesso de todas as crianças na faixa etária de 0 a 5 anos e 11 meses à Educação Infantil;
• Uso adequado dos recursos do FUNDEB;
• Atendimento à Educação Infantil, conforme as determinações do Ministério da Educação e Cultura (MEC);
• Universalização da pré-escola;
• Valorização e qualificação dos profissionais que atuam na Educação infantil;
• Remuneração adequada;
• Ampliação e fortalecimento de espaços de participação e controle social;
• Revisão do Plano Municipal de Educação com base no novo Plano Nacional e Educação (PNE);

Carta da turma do 2º ano do NEI

Com o objetivo de permitir que as crianças percebessem a importância dos espaços públicos, as professoras do 2º ano do NEI, Conceição de Andrade e Rutilene Santos, trabalharam com os alunos o tema “As ruas de Natal”.

“Trabalhamos a história e a formação das ruas, e identificamos os problemas que o município têm enfrentado, procurando a solução”, explica Conceição, ao falar sobre a elaboração da carta pelos alunos. Segundo a professora, o documento pretende reunir os principais problemas identificados pelos alunos durante as aulas.

“A ideia é permitir aos alunos, que trabalharam o tema da Cidade em sala, a vivência da teoria, permitindo a formulação dos principais problemas identificados pela turma, ao tempo em que permite também a Escola vincular à discussão da Educação às propostas durante o período eleitoral”, ressalta a professora do NEI e diretora de Assuntos do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do ADURN-Sindicato, Gilka Pimentel.

Entre os principais pontos elencados pelas crianças: a coleta de lixo, o calçamento e a segurança. “Pedirei para tapar os buracos, e tirar o lixo das ruas”, afirma a estudante Júlia Dantas, de 7 anos.

Já para Luiza Manuela Silva, a principal preocupação do futuro prefeito deverá ser a segurança e a construção de áreas de lazer que permitam a realização de brincadeiras nos espaços públicos da cidade.

O Fórum

O Fórum de Educação Infantil do Rio Grande do Norte está vinculado ao Movimento Interfóruns de Educação Infantil do Brasil (MIEIB) e foi criado no dia 10 de setembro de 2004 por iniciativa do Núcleo de Educação Infantil da Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Assim como os demais fóruns já instalados no Brasil, se constitui em um espaço de discussão, proposição e divulgação das políticas para a educação infantil e busca mobilizar e articular os diversos setores ligados à infância com vistas a cumprir com os diversos desafios que enfrenta a educação infantil na atualidade.

Desde a sua criação o fórum vem reunindo-se mensalmente a cada última quinta-feira de cada mês em sua sede, situada no Núcleo de Educação Infantil – Unidade II da UFRN, no Campus Universitário, S/N – Lagoa Nova, Natal-RN. Para a articulação de suas ações foi criado um grupo gestor que se reúne a cada 15 dias.