Lula Morais destaca redução da tarifa de energia no Brasil

O deputado estadual Lula Morais (PCdoB) se pronunciou na sessão plenária desta terça-feira (11/09) sobre a redução da tarifa de energia elétrica no Brasil, anunciada pela Presidente Dilma Rousseff. O plano do Governo Federal foi lançado na manhã desta terça-feira. Com o corte de impostos, a conta de luz vai ficar até 28% mais barata para as indústrias, principal foco do plano. A redução média na conta de luz para as residências será de 16,2%. A medida começará a valer no início de 2013.

Para o parlamentar, não é apenas com o corte de impostos que possibilitará esta redução. “Irá acontecer uma renovação dos contratos de compra de energia das distribuidoras com as geradoras, que já foram amortizadas ao longo destes últimos 40 anos e, portanto, o valor da energia será menor, o que possibilita a redução na conta de luz.

“É uma importante bandeira para o desenvolvimento do setor econômico do Brasil, já que a tarifa chegou no limite devido ao processo de privatização. A privatização possibilitou o aumento de 201% da tarifa, nos últimos 11 anos. É a terceira mais cara do planeta, apesar de termos 80% da energia de origem hídricas (mais barata) que já foram amortizadas, ou seja pagas pelo consumidor”, afirmou o parlamentar.

Lula Morais criticou a grande taxa de lucros das concessionárias de energia elétrica no Brasil e em especial do grupo Endesa, no Ceará, que a cada dois anos retira da nossa economia, em forma de lucro líquido, o equivalente ao valor da Coelce quando vendida.

Segundo ele, o Ceará tem um custo a mais. “Pagamos o custo de uma termoelétrica que não gera e vende energia muito cara. Custo altíssimo só pra nós cearenses”, disse. Para ele, esse plano do Governo Federal irá beneficiar todos os consumidores e o Ceará deve questionar o alto valor cobrado. “Devemos aproveitar essa oportunidades para incluirmos uma alteração nesse contrato da Coelce com a TermoFortaleza que onera a tarifa em torno de 15 a 20 % e que só vai vencer em 2020. Estamos lutando pela redução da tarifa de energia a muito tempo, juntamente com os setores sociais econômicos do estado”, finalizou.

Fonte: Assessoria do deputado estadual Lula Morais (PCdoB)