Lula Morais critica empresas geradoras de energia no País

Em pronunciamento durante a sessão plenária da última sexta-feira (7), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) criticou a atitude de geradoras de energia elétrica dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná. As empresas se recusam a entrar em acordo com o Governo Federal para viabilizar a redução da tarifa de energia, que deve ocorrer no próximo ano. Segundo o parlamentar, “essas empresas se colocam contra um interesse de todo o País”.

Lula explicou que vêm sendo cobrados nas tarifas atuais percentuais referentes à construção das hidrelétricas do País desde a década de 1950 e que esse valor total estará totalmente pago, por contrato, em 2016. Segundo ele, a partir dessa data, haverá uma redução das tarifas de energia.

Conforme explicou, “o que a presidente Dilma Rousseff vem tentando fazer é antecipar o pagamento dessas taxas para que seja possível uma redução real nas tarifas a partir de março de 2013”. “As empresas geradoras seriam indenizadas”, observou.

Em aparte, o deputado Roberto Mesquita (PV) ponderou que para algumas dessas empresas a indenização proposta não convém. “A empresa de Minas investiu muito em energia eólica, comprando energia inclusive aqui do Ceará. Essas empresas trabalham de forma diferente umas das outras”, argumentou.

Roberto Mesquita associou o fato a uma questão política, visto que os estados do Sul do País são governados por tucanos, em sua maioria. “Assim, fica parecendo uma briga de tucanos versus petistas”, assinalou.

Lula Morais acrescentou que “coincidentemente” esses estados são governados por tucanos. “Mas eles estão se opondo a uma coisa que é de interesse de todos. Precisamos avançar nesse sentido, se quisermos que nosso País se desenvolva”, afirmou.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa