Queimadas: "Solução está na consciência das pessoas"

“As pessoas tem que entender que, nessa época do ano, não se pode fazer queimadas em hipótese alguma”, disse o secretário de Meio Ambiente

Dalton Macambira - André Nascimento / MN
Só na primeira semana de setembro, foram registrados no Piauí 1389 focos de incêndio. O índice de queimadas do estado aumentou em 72% em comparação com o ano passado. “Tivemos um inverno frágil, de poucas chuvas, a maior seca dos últimos anos, a baixíssima umidade, em 18%. Tudo isso somado com a cultura danosa de fazer queimadas causam esta situação”, disse o secretário de Meio Ambiente Dalton Macambira.

O secretário esteve no programa Agora, da Rede Meio Norte, para conversar sobre as queimadas que assolam o estado. Para ele, o poder público não tem como resolver o problema sozinho, e que parte da solução tem de vir da conscientização. “As pessoas tem que entender que, nessa época do ano, não se pode fazer queimadas em hipótese alguma”, disse ele. Segundo ele, a maior quantidade de focos de incêndio está na região do serrado, em cidades como Uruçuí e São Raimundo Nonato.

A secretaria tem trabalhado nesse sentido, produzindo folders educativos e cartilhas para distribuir principalmente entre os estudantes, e até um concurso de redação em todo o Piauí voltado para o tema. “Focamos nos jovens pelo poder de conscientização e de convencer os seus pais, o acesso a rede e a informação”, completou o Dalton Macambira.

Fonte: Meio Norte