Professores da UFPI decidem continuar greve com saída unificada

Os docentes pretendem manter a mobilização e seguir lutando, uma vez que consideram justas suas reivindicações.

Assembleia UFPI - Adufpi
Na tarde dessa quinta-feira (13), os docentes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), reunidos em assembleia, votaram pela mudança na forma de luta em defesa de uma carreira e melhores condições de trabalho. Os professores decidiram indicar ao ANDES a suspensão unificada da greve nas universidades federais com retorno às atividades a ser definido neste final de semana, em Brasília pelo Comando Nacional. Os docentes pretendem manter a mobilização e seguir lutando, uma vez que consideram justas suas reivindicações.

A decisão depende, entretanto, do balanço a ser realizado pelo Comando Nacional de Greve (CNG/ANDES), com base no resultado das demais assembleias gerais nas diversas universidades que ainda permanecem com as atividades suspensas. A associação dos Docentes da Universidade Federal do Piauí (Adufpi) pretende ratificar a suspensão do movimento grevista na próxima semana durante assembleia.

“Teremos uma nova assembleia na próxima semana para avaliar se a suspensão conjunta do movimento paredista será concretizada ou sairemos isoladamente. É importante deixar claro que a suspensão unificada foi a proposta aprovada pelos docentes. Isso significa voltar a dar aula, porém manter o estado de alerta e de mobilização para que a categoria continue na luta pela reestruturação da carreira e da melhoria das condições de trabalho”, ressaltou o presidente da Adufpi, Mário Ângelo.

Durante a assembleia geral, os docentes também discutiram o PL 4368, que dispõe sobre a estruturação do Plano de Carreiras e Cargos de Magistério Federal que já tramita na Câmara dos Deputados. No entendimento da categoria, o PL aprofunda ainda mais a desestruturação da carreira, por isso a categoria deve concentrar esforços em outras estratégias de ação.

“Logo que o governo enviou o PL ao Congresso Nacional, a nossa luta entrou em uma nova fase, o que está exigindo de nós outras táticas, voltadas, sobretudo, ao Legislativo”, explicou Mário Ângelo.

Dentre os encaminhamentos de luta da categoria aprovados estão: recomendar ao CNG/ANDES a não assinatura do acordo que gerou o PL 4368/12; enviar uma comissão de trabalho ao CNG, a fim de colaborar com ações junto à Câmara Federal ,compor uma comissão de mobilização para dar continuidade à lutaapós a suspensão nacional da greve e manter as solicitações de abertura de negociação com o Governo para tratar dos pontos críticos do PL, tendo em vista o projeto de carreira e as melhorias das nossas condições de trabalho, atuando junto ao Legislativo e Executivo;

Na segunda-feira, dia 17, acontecerá um debate com os parlamentares federais piauienses para discutir o Projeto de Lei 4368/2012, que dispõe sobre a estruturação do plano de carreira docente.