Farc anunciam comissão que negociará diálogos de paz

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) anunciaram nesta sexta-feira (14) os membros que faltavam para a comissão negociadora que as representará nas negociações de paz com o governo, em Oslo, Noruega, liderada por Ivan Márquez.

Integrarão o grupo principal, com faculdades plenipotenciárias, Jesús Santrich, Simón Trinidad, Marcos Calarcá, Rodrigo Granda e Andrés París. A segunda equipe estará conformada pelos membros do Estado Maior da guerrilha, comandantes Hermes, Pascuas e Rubén Zamora.

Como está estipulado, só cinco negociadores de ambas partes se sentarão à mesa de diálogo, enquanto o segundo grupo aguardará em uma sala próxima à principal a espera de ser chamado, segundo o tema que for abordado.

A menos de um mês do início das conversas entre guerrilha e governo, a perspectiva de uma solução negociada do conflito, que perdura aqui há quase meio século, suscita o apoio massivo dos colombianos e o apoio solidário da comunidade internacional.

A paz e as profundas reformas sociais aparecem como os objetivos centrais das conversas, que começaram a ser elaboradas há vários meses, sob o mais absoluto sigilo, até decantar no acordo comum oficializado no último dia 26 de agosto.

Fonte: Prensa Latina