Artistas se reúnem para declarar apoio a Carlos Eduardo

 

Baseadas nas políticas culturais que Carlos Eduardo (PDT) já implementou quando prefeito e, também, nas que ele pretende adotar caso seja eleito em outubro, as mais representativas personalidades da cena artístico-cultural de Natal se reuniram neste sábado (15) para declarar apoio ao candidato da coligação “União Por Natal”. O encontro teve a participação de mais de 60 artistas e produtores culturais.

Prefeito em cuja gestão foram criadas ações que movimentaram a Cultura natalense, como o Encontro Nacional de Escritores, o Natal em Natal e o Auto de Natal, Carlos Eduardo tem planos ainda mais ousados para uma futura administração. Ele ratificou na reunião deste sábado as ideias de criar uma Secretaria Municipal específica para o setor e de reservar 1% do Orçamento Geral do Município para financiar as políticas públicas para o setor.

Em sua exposição para os artistas e produtores, o ex-prefeito ressaltou que o investimento em Cultura traz outros benefícios para a cidade, além do estímulo para a produção artística em si. “A Cultura faz parte da chamada economia criativa e, assim, ajuda a gerar emprego e renda para os natalenses”, observou ele. “O investimento em Cultura, portanto, tem efeitos positivos bem abrangentes para toda a sociedade, e não somente para os artistas”.

Além de apresentar suas propostas, Carlos Eduardo passou cerca de duas horas dialogando com os representantes do meio cultural, recebendo pedidos, sugestões e ouvindo críticas sobre o descaso da atual administração da Prefeitura em relação ao segmento. Descaso que se materializa na falta de ações consistentes para o setor e no atraso e falta de pagamento aos artistas contratados.

O músico Gilberto Cabral relatou que esse tipo de situação desmotiva a classe. Instrumentista, ativista social e regente de bandas de rua nos carnavais da cidade, ele também questionou Carlos Eduardo se os graves problemas financeiros previstos para o próximo gestor podem comprometer a realização do Carnaval em 2013. O ex-prefeito o tranquilizou: “No que depender de mim, o Carnaval será feito de qualquer maneira. Sempre fui um grande incentivador do Carnaval em Natal e isso não vai mudar, mesmo com os problemas que esperamos encontrar na Prefeitura”.

Ao fim do encontro, o candidato a prefeito disse se sentir feliz e gratificado por receber o apoio de pessoas tão representativas e reconhecidas na sociedade por seus talentos. Carlos Eduardo ainda chegou a se emocionar com alguns depoimentos proferidos na reunião. Como o do artista plástico Flávio Freitas, que fez uma defesa contundente da importância do voto consciente e das “consequências sérias que o voto tem para muitas gerações”. Flávio elogiou o ex-prefeito pela postura ética e séria com que sempre se portou na Prefeitura e na vida pública.

Principais propostas de Carlos Eduardo para a Cultura

– Criação da Secretaria Municipal de Cultura

– Destinação de 1% do orçamento anual para o Fundo Municipal de Cultura

– Realização de concurso para preencher vagas na nova Secretaria e na
Funcarte

– Criação de corredores culturais no Centro Histórico da cidade

– Instalação da Escola de Teatro e da Pinacoteca

Frases dos artistas e produtores na reunião

– “Cultura não deve ser privilégio de poucos. Acredito que o senhor também tem esse pensamento. Por isso, não vim aqui só para ouvir suas propostas, vim também para dizer que o senhor tem o meu voto”. (Fernando Luiz, cantor e compositor)

– “Quando foi prefeito, Carlos Eduardo prestigiou e deu dignidade aos artistas da cidade. Ele foi o prefeito dos artistas de Natal”. (Roberto do Acordeon, sanfoneiro)

– “Se a nova gestão de Carlos Eduardo conseguir dar continuidade às ações que ele vinha implementando, já será um grande ganho para as artes audiovisuais”. (Flávio Freitas, artista plástico)

– “Eu costumo olhar em uma campanha política onde está o pessoal da Cultura. E é aqui que vejo uma grande representação dos nossos segmentos culturais”. (Lívio Oliveira, poeta)

– “É uma coisa tão irresponsável que não dá para ser aceita pela sociedade. Acredito que Carlos Eduardo vai trabalhar para mudar essa situação e outras na Cultura de Natal”. (Moacyr Cirne, escritor, referindo-se ao fechamento do Memorial de Natal, instalado no Parque da Cidade e fechado na atual gestão)

Alguns dos artistas e produtores presentes à reunião:

Abimael Silva (sebista)
Ângela Almeida (escritora/ensaísta)
Anchieta Fernandes (escritor)
Arnaldo Farias (músico)
Castelo Casado (produtor cultural)
Dorian Lima (produtor cultural)
Fernando Luiz (cantor e produtor)
Flávio Freitas (artista plástico)
Gilberto Cabral (músico)
Ivonete Albano (atriz)
Laércio Bezerra (poeta)
Lívio Oliveira (poeta)
Marcelo Veni (produtor cultural)
Moacyr Cirne (escritor)
Roberto do Acordeon (músico)
Tácito Costa (jornalista e editor do blog Substantivo Plural)
Volonté (poeta)

Ações da gestão de Carlos Eduardo para a Cultura

– Encontro Nacional de Escritores
– Natal em Natal
– Incentivos a artistas locais, pagamento de cachês em dia
– Shows gratuitos de grandes artistas da MPB
– Auto de Natal
– Festival de Dança e Audiovisual
– Sua administração foi a que mais editou livros
– Abertura do Museu de Cultura Popular
– Instalação do Memorial de Natal no Parque da Cidade

Fonte: Site http://natalconhecenatalconfia.com.br