Publicado 17/09/2012 14:40 | Editado 04/03/2020 17:07
Prefeito em cuja gestão foram criadas ações que movimentaram a Cultura natalense, como o Encontro Nacional de Escritores, o Natal em Natal e o Auto de Natal, Carlos Eduardo tem planos ainda mais ousados para uma futura administração. Ele ratificou na reunião deste sábado as ideias de criar uma Secretaria Municipal específica para o setor e de reservar 1% do Orçamento Geral do Município para financiar as políticas públicas para o setor.
Em sua exposição para os artistas e produtores, o ex-prefeito ressaltou que o investimento em Cultura traz outros benefícios para a cidade, além do estímulo para a produção artística em si. “A Cultura faz parte da chamada economia criativa e, assim, ajuda a gerar emprego e renda para os natalenses”, observou ele. “O investimento em Cultura, portanto, tem efeitos positivos bem abrangentes para toda a sociedade, e não somente para os artistas”.
Além de apresentar suas propostas, Carlos Eduardo passou cerca de duas horas dialogando com os representantes do meio cultural, recebendo pedidos, sugestões e ouvindo críticas sobre o descaso da atual administração da Prefeitura em relação ao segmento. Descaso que se materializa na falta de ações consistentes para o setor e no atraso e falta de pagamento aos artistas contratados.
O músico Gilberto Cabral relatou que esse tipo de situação desmotiva a classe. Instrumentista, ativista social e regente de bandas de rua nos carnavais da cidade, ele também questionou Carlos Eduardo se os graves problemas financeiros previstos para o próximo gestor podem comprometer a realização do Carnaval em 2013. O ex-prefeito o tranquilizou: “No que depender de mim, o Carnaval será feito de qualquer maneira. Sempre fui um grande incentivador do Carnaval em Natal e isso não vai mudar, mesmo com os problemas que esperamos encontrar na Prefeitura”.
Ao fim do encontro, o candidato a prefeito disse se sentir feliz e gratificado por receber o apoio de pessoas tão representativas e reconhecidas na sociedade por seus talentos. Carlos Eduardo ainda chegou a se emocionar com alguns depoimentos proferidos na reunião. Como o do artista plástico Flávio Freitas, que fez uma defesa contundente da importância do voto consciente e das “consequências sérias que o voto tem para muitas gerações”. Flávio elogiou o ex-prefeito pela postura ética e séria com que sempre se portou na Prefeitura e na vida pública.
Principais propostas de Carlos Eduardo para a Cultura
– Criação da Secretaria Municipal de Cultura
– Destinação de 1% do orçamento anual para o Fundo Municipal de Cultura
– Realização de concurso para preencher vagas na nova Secretaria e na
Funcarte
– Criação de corredores culturais no Centro Histórico da cidade
– Instalação da Escola de Teatro e da Pinacoteca
Frases dos artistas e produtores na reunião
– “Cultura não deve ser privilégio de poucos. Acredito que o senhor também tem esse pensamento. Por isso, não vim aqui só para ouvir suas propostas, vim também para dizer que o senhor tem o meu voto”. (Fernando Luiz, cantor e compositor)
– “Quando foi prefeito, Carlos Eduardo prestigiou e deu dignidade aos artistas da cidade. Ele foi o prefeito dos artistas de Natal”. (Roberto do Acordeon, sanfoneiro)
– “Se a nova gestão de Carlos Eduardo conseguir dar continuidade às ações que ele vinha implementando, já será um grande ganho para as artes audiovisuais”. (Flávio Freitas, artista plástico)
– “Eu costumo olhar em uma campanha política onde está o pessoal da Cultura. E é aqui que vejo uma grande representação dos nossos segmentos culturais”. (Lívio Oliveira, poeta)
– “É uma coisa tão irresponsável que não dá para ser aceita pela sociedade. Acredito que Carlos Eduardo vai trabalhar para mudar essa situação e outras na Cultura de Natal”. (Moacyr Cirne, escritor, referindo-se ao fechamento do Memorial de Natal, instalado no Parque da Cidade e fechado na atual gestão)
Alguns dos artistas e produtores presentes à reunião:
Abimael Silva (sebista)
Ângela Almeida (escritora/ensaísta)
Anchieta Fernandes (escritor)
Arnaldo Farias (músico)
Castelo Casado (produtor cultural)
Dorian Lima (produtor cultural)
Fernando Luiz (cantor e produtor)
Flávio Freitas (artista plástico)
Gilberto Cabral (músico)
Ivonete Albano (atriz)
Laércio Bezerra (poeta)
Lívio Oliveira (poeta)
Marcelo Veni (produtor cultural)
Moacyr Cirne (escritor)
Roberto do Acordeon (músico)
Tácito Costa (jornalista e editor do blog Substantivo Plural)
Volonté (poeta)
Ações da gestão de Carlos Eduardo para a Cultura
– Encontro Nacional de Escritores
– Natal em Natal
– Incentivos a artistas locais, pagamento de cachês em dia
– Shows gratuitos de grandes artistas da MPB
– Auto de Natal
– Festival de Dança e Audiovisual
– Sua administração foi a que mais editou livros
– Abertura do Museu de Cultura Popular
– Instalação do Memorial de Natal no Parque da Cidade
Fonte: Site http://natalconhecenatalconfia.com.br