Escolas de primeiro grau terão educação física

A Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEDF) vai incluir aulas de educação física na grade curricular dos alunos da 1ª a 4º série do ensino fundamental da rede pública a partir do próximo ano.

A disciplina não é oferecida aos alunos da educação básica atualmente, uma vez que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional torna obrigatória a inclusão na grade só a partir da 5ª série.

Hoje, os alunos da 1ª a 4ª série no DF têm aulas com o chamado professor generalista, responsável por ensinar todas as disciplinas. Segundo o Coordenador de Educação Física e Desporto Escolar da SEDF, Geraldo Pereira da Silva Filho, são os professores generalistas, sem formação específica em educação física, que em algumas escolas levam os alunos da 1ª a 4º série para praticar atividades com bola em quadras esportivas.

Para Pereira, é uma solução de emergência que, ainda que funcione para não deixar as crianças sem qualquer atividade física durante o período na escola, não torna menos necessária a implantação regular da modalidade da educação física na grade curricular dos alunos.

Educação com Movimento

O plano da secretaria é implantar a educação física de forma gradativa. Por meio de um programa que terá o nome de "Educação com Movimento", a disciplina será incluída na grade regular de 14 escolas da rede pública. Elas funcionarão como um projeto piloto, um modelo no qual será baseada a expansão da disciplina até que ela esteja contemplada em toda a educação básica do DF.

A Secretaria de Educação vai selecionar 28 professores entre os 930 que já trabalham na rede pública para dar as aulas de educação física nas 14 escolas que receberão o projeto piloto. Mas a ideia é contratar 400 novos profissionais para permitir a extensão das aulas de educação física na 1º a 4ª série a todas as unidades da rede pública. Não existe uma estimativa, contudo, de quanto as contratações custariam para a secretaria.

Segundo Geraldo Pereira da Silva, hoje 440 escolas públicas das 653 que existem no DF, 67% do total, já contam com a infraestrutura mínima para que as aulas sejam oferecidas. "Todas essas unidades possuem pelo menos uma quadra poliesportiva. Além disso, estamos reformando para melhorar a qualidade da estrutura das escolas desde o ano passado e isso continuará até 2013", diz o coordenador, defendendo a importância da ampliação do ensino físico no DF. "A atividade física bem orientada melhora a qualidade psicomotora e a própria aprendizagem em outras disciplinas", completa.