Porto Alegre, a cidade do esporte, por João Derly*

Quando falamos em esporte, também estamos falando de saúde, segurança e melhor qualidade de vida. E mesmo com estes e muitos outros benefícios que o esporte nos proporciona, ainda é deixado de lado pelo Poder Público. Nos últimos anos tivemos diversas conquistas a partir da eleição de Lula e da criação do Ministério do Esporte.

Com isso, a criação de inúmeros programas tem beneficiado centenas de jovens em todo o país, o que nos possibilitou conquistar a sede da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016. Contudo, ainda não possui a voz ativa necessária no meio político, além de não receber um investimento digno da prefeitura. Apenas 0,4% são investidos no esporte.

E é isso que precisa mudar. Precisamos dar acesso aqueles que não têm condições de pagar uma academia ou um clube, para treinar. O esporte é direito de todo o cidadão. Precisamos de uma nova legislação municipal para o esporte que garanta recursos necessários para a construção de equipamentos, quadras, ginásios, além de melhorar as condições das praças de Porto Alegre.

O alto índice no consumo de crack é alarmante e com isso estamos perdendo uma geração de jovens. Estudos comprovam que a mente vazia e o abismo do consumismo, empurram nossa juventude para as formas de vida fácil, onde o preço que se paga na maioria das vezes é a própria vida. A utilização do esporte como ferramenta na luta contra as drogas, o álcool e a prostituição é uma forma de resgatar a vida destes jovens e a alegria de suas famílias.

Temos uma candidata à prefeitura que com toda sua juventude e sabedoria buscará melhores investimentos do Poder Público e lutará fortemente na área do esporte.

Nossa juventude não está perdida, só precisa de INCENTIVO E OPORTUNIDADE.

*Bicampeão mundial de judô.