Recife: Comunista reafirma luta no combate ao preconceito

Antenada com as demandas da sociedade pelo respeito aos direitos de expressão e o enfrentamento ao preconceito e à discriminação de qualquer natureza, a advogada e poeta Cida Pedrosa, candidata à vereadora do Recife pelo PCdoB, participou neste domingo (16) da parada da diversidade acompanhada de diversos militantes da Brigada LGBT, que coloriram Boa Viagem com as bandeiras da campanha.

"A parada foi linda. Nos alegramos nesse dia em que o Recife foi de todos e todas", disse a candidata.

O desfile deste ano contou com a presença de 200 mil pessoas, segundo a Polícia Militar. Cida acompanhou o cortejo no trio coordenado pelo Coletivo de Lésbicas de Pernambuco, a convite da coordenadora nacional da União Brasileira de Mulheres, Irene Freire. E contou com o entusiasmo da Brigada LGBT, grupo organizado por sua campanha a partir das redes sociais que já conta com mais de 2 mil participantes (www.facebook.com/groups/abrigadalgbt).

Todo final de semana, o grupo tem percorrido os principais points LGBT da Capital para divulgar a candidatura de Cida. Neste domingo a alegria foi ainda maior. Na Parada, eles portavam a bandeira de Cida nas cores do arco íris e distribuíram material da futura vereadora do Recife.

A Brigada LGBT tem divulgado o Estandarte da Liberdade e Igualdade de Direitos LGBT – Cida Pedrosa, que tem como lema o combate à homofobia e a luta pelo direito de expressão e se apoia nas seguintes bandeiras:

  • Criação de um centro de referência na cidade do Recife, no amparo e tratamento das vítimas de homofobia, com toda a infraestrutura jurídica e psicossocial que seja necessária para o seu funcionamento.
  • Capacitação dos funcionários ligados à Segurança Pública, nas esferas municipal e estadual, visando ao combate o preconceito e à discriminação durante o acesso do cidadão quando buscar a proteção da lei. As denúncias de homofobia, violência física, extorsão e outros crimes contra a população LGBT são amparadas pelo artigo 5º da Constituição Federal – todos são iguais perante a lei.
  • Encaminhar para o presídio feminino travestis e mulheres transexuais que estejam em regime de reclusão, cumprindo pena ou aguardando sentença.
  • Criação e implementação de políticas públicas específicas para a população LGBT, em consonância com as diretrizes da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, de acordo com o Plano Nacional de Promoção da Cidadania e Direitos Humanos de LGBT.
  • Apoio à legalização da união homoafetiva,com os mesmos benefícios que regem a união civil de casais heterossexuais,incluindo direito à herança, pensão por morte, cobertura de plano de saúde e adoção.
  • Apoio à capacitação profissional de jovens e adultos LGBT, e a sua inclusão no mercado de trabalho com os mesmos direitos salvaguardados à população em geral.
  • Fortalecimento da Gerência de Livre Orientação Sexual da Prefeitura do Recife (GLOS), buscando ampliar sua atuaçãona esfera de defesa dos direitos humanos, numa ação conjunta com as lideranças LGBT da comunidade recifense.
  • Planejamento de campanhas sistemáticas de combate ao crime de homofobia, buscando sensibilizar a sociedade pelo que temos de mais precioso dentro de uma democracia: a liberdade de expressão.
  • Inclusão nas escolas públicas e privadas de disciplina específica de orientação sexual, buscando combater o preconceito desde cedo, evitando futuros casos de bullying contra estudantes LGBT.
  • Criação de núcleos de direitos humanos nas Defensorias Públicas e no Ministério Público, dotando-os de estruturas de proteção e defesa dos direitos da população LGBT.

Fonte: Assessoria da candidata.