Deputada fala sobre política externa com mídia internacional

O atual cenário das relações do Brasil com os nove países fronteiriços, os conflitos no Oriente Médio, a situação dos 216 haitianos que estão abrigados na cidade de Brasiléia (AC), fronteira com a Bolívia, e os acordos internacionais foram os principais temas do café da manhã da presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB/AC), nesta segunda-feira (17), em Brasília, com correspondentes internacionais.

Deputada fala sobre política externa com mídia internacional

Durante o encontro, Perpétua ressaltou ainda a importância da cooperação trilateral firmada por Brasil, Estados Unidos e Bolívia, que prevê o controle dos cultivos ilegais de coca, matéria-prima da cocaína.

Perpétua Almeida lembrou também aos jornalistas internacionais que as ações do governo brasileiro no sentido de concluir a venda dos 12 aviões Super Tucano, fabricados pela Embraer, para o Peru visam melhorar qualitativamente a vigilância e a proteção das fronteiras.

“Acredito que precisamos trabalhar juntos no monitoramento das áreas fronteiriças. A venda destes aviões tem uma importância estratégica e serão utilizados para fortalecer o processo de integração em defesa entre os dois países”, ressaltou.

Nos Estados Unidos

Perpétua Almeida está organizando uma missão à cidade de Washington (EUA), para discutir com o parlamento estadunidense a não aprovação das medidas que poderão prejudicar as empresas brasileiras.

Empresários brasileiros procuraram a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, preocupados com um projeto de lei em discussão nos Estados Unidos. O projeto pune as empresas que tenham simultaneamente negócios com os Estados Unidos e Cuba. A deputada Perpétua Almeida está se articulando com diversas lideranças a fim de conseguir evitar a aprovação do projeto nos EUA.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida