Lula grava vídeo de apoio a Isaac e reitera posição do PT

A campanha eleitoral de Isaac Carvalho (PCdoB), candidato a reeleição no município de Juazeiro, no Norte do Estado, foi fortalecida nessa segunda-feira (18/9) e afastou qualquer possível dúvida sobre o apoio do Partido dos Trabalhadores (PT) à sua candidatura. O comunista começou a divulgar um vídeo em que o ex-presidente Lula pede votos para ele e fala da importância da continuação do seu trabalho.

“É muito importante a reeleição do prefeito Isaac para que a cidade continue seguindo em frente. Estive em Juazeiro para inaugurar o Projeto Salitre e para concluir a primeira etapa da ponte. Temos trabalhado muito para resolver o drama da seca no Nordeste e com Isaac na Prefeitura, Juazeiro vai continuar se desenvolvendo com mais igualdade social. Para continuar com esse bom trabalho, conto com o voto de vocês”, declarou Lula.

A gravação reitera a posição do partido de impedir que o diretório municipal apresente um candidato próprio para concorrer com Isaac. Lá, o advogado Joseph Bandeira insiste em manter a candidatura e pede na Justiça que o registro seja aceito, mesmo contrariando os diretórios estadual e nacional do PT, que já declararam apoio ao PCdoB.

Na semana passada, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-BA) rejeitou o registro de candidatura de Bandeira, que tinha recorrido ao tribunal depois de sofrer duas derrotas na Justiça Eleitoral do município e no Tribunal de Justiça do Estado (TJ-BA). Dessa vez, ele poderá recorrer ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

Por conta da insistência do advogado, o presidente estadual do partido, Jonas Paulo, anunciou, também na semana passada, que ele tinha sido afastado por tempo indeterminado por desrespeito às decisões superiores. O PT da cidade faz parte da coligação “Pra Juazeiro Seguir em Frente”, do atual prefeito Issac Carvalho (PCdoB), que é formado, também, por outros quatro partidos (PP – PR – PSB – PSD).

Preferência

Isaac Carvalho lidera a primeira pesquisa de intenção de votos da cidade, divulgada na última quarta-feira (12), pelo blog Magno Martins. De acordo com o levantamento, feito pelo Instituto Opinião, o comunista aparece na frente com 40% da preferência dos entrevistados.

Isaac abre uma frente de oito pontos do petista Joseph Bandeira, que também foi incluído na consulta popular e obteve 32%. Na seqüência, aparecem Márcio Jandir (PV), com 8%, Jane Pereira (PSL), com 3%, e Professor Paulo José, do PSOL, com 0,8%. Brancos e nulos somam 5,6% e os indecisos representam 9,4%.
 


De Salvador,
Erikson Walla