Israel inicia manobras militares na fronteira com a Siria

As tropas israelenses começaram nesta manhã exercícios militares de surpresa no norte das Colinas de Golan, território sírio ocupado, anunciou um porta-voz oficial em Tel Aviv.

As tropas, submetidas aos Comandos Setentrional e Central , foram mobilizadas sem aviso prévio por ordem do chefe do Estado Maior das forças de defesa israelenses, general Benny Gantz, de acordo com o relatório divulgado pela rádio militar e pela mídia .

Nos jogos de guerra, que colocam as tropas israelenses nas fronteiras geográficas com a Síria, participam unidades da força aérea e da artilharia de campanha e reativa "para examinar sua disposição de combate", segundo o comunicado. 

Na quinta-feira, data limite das manobras, serão realizados disparos com munição de guerra, detalha o comunicado.

Dias atrás, o exército israelense completou exercícios similares com base na suposição de ciscunstâncias que obriguem a transportar suprimentos a tropas deslocadas na profundidade de um teatro de operações.

As operações, descritas como de rotina pelo comando israelense, coincidem com anúncios de fontes militares sírias sobre a evacuação de zonas próximas a Damasco de grupos armados que tentam derrubar à força o governo do presidente Bashar Al Assad

Israel se absteve até agora de atuar de forma aberta nos ataques contra o governo da Síria, um país da linha da frente do conflito árabe-israelense, que não tem acordo de paz com Tel Aviv, ao contrário do Egito e da Jordânia.

Fonte: Prensa Latina