Campeonato Basquete de Cadeira de Rodas acontece em SSA

O Campeonato Regional Nordeste de Basquete de Cadeira de Rodas, que acontece pela primeira vez em Salvador, bate todos os recordes de eventos já realizados pela Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas (CBCC): são mais de 300 paratletas que compõem 22 equipes, sendo seis de Pernambuco, cinco da Bahia, duas do Piauí e duas de Sergipe. Paraíba, Rio Grande do Norte e Alagoas participam cada um com uma equipe.

Durante a solenidade de abertura na última terça-feira (18), na quadra de esportes do Sesi Itapagipe, no bairro Caminho de Areia, o secretário estadual do Trabalho e Esporte (Setre), Nilton Vasconcelos, fez entrega de 24 cadeiras de rodas para o basquete masculino e feminino da Bahia à Associação de Atletas Baianos com Necessidades Especiais (Aabeane).

“O governo do Estado tem procurado apoiar todas as modalidades esportivas, seja através dos programas Bolsa Esporte e FazAtleta. Eventos como este estimulam as pessoas a praticar esportes e aproveitar novas oportunidades. Esperamos que a partir dessa competição surjam novas equipes na Bahia e no Nordeste”, afirmou o secretário Nilton Vasconcelos.

Também presente à solenidade de abertura, o secretário da Justiça, Almiro Sena, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado a esse tipo de competição e lembrou que com a realização desse campeonato “iniciam-se as comemorações pelo Dia de Luta das Pessoas com Deficiência, que será comemorado neste domingo, 23”.

A competição regional é dividida em duas divisões, a dos ranqueados e a divisão especial de Acesso. Os jogos acontecem em três locais distintos: no ginásio do SESI do Caminho de Areia, no SESI do Aquidabã e no Colégio Iceia, no Barbalho. A final será domingo (23/9), às 9h, no mesmo local da cerimônia de abertura. O ingresso para os jogos é 1kg de alimento não-perecível.

O campeonato é organizado pela Aabeane com apoio da Setre, da Sudesb e da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH), do Comitê Paralimpico Brasileiro, dentre outras instituições públicas e privadas.

Paralimpíadas Rio 2016

De acordo com a presidenta da Confederação Brasileira de Basquete em Cadeira de Rodas, Naise Pedrosa, no próximo ano, a Seleção Brasileira da categoria iniciará, em Salvador, os treinamentos para o ciclo olímpico Rio 2016. ”Vamos começar com força a nossa caminhada rumo às Paralimpíadas Rio 2016”, anuncia.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre