Greve forte em todo país surte efeito e bancos voltam a negociar

Os bancários acreditam que somente uma greve forte é capaz de pressionar os banqueiros a atenderem às reivindicações da categoria. E é verdade. Após uma semana de paralisação, com mais de 9 mil agências fechadas em todo o país, a Federação Nacional dos Bancos convocou o Comando Nacional para retomar a negociação. A rodada acontece nesta terça-feira (25/29), em São Paulo. Logo após, o BB e a Caixa também voltam a sentar à mesa com os empregados.

A categoria paralisou as atividades na terça-feira da semana passada, após nove rodadas de conversação, que só renderam a oferta do índice de reajuste de 6%. Com aumento real de 0,58%, praticamente inexistente, os bancários rejeitaram imediatamente.

Agora, os trabalhadores do setor esperam que os bancos apresentem uma proposta decente, capaz de garantir melhorias para a categoria. Em os principais itens da minuta, entregue em 1º de agosto, mais contratações, fim do assédio moral e das metas, igualdade de oportunidades, segurança e melhores condições de trabalho. Caso a nova proposta não inclua estas questões, a greve continua.

Bahia

Em todo o Estado, a greve segue forte. Somente nos sete primeiros dias de paralisação, funcionários de 727 agências aderiram ao movimento. Em Salvador, quase todas as 260 unidades estão sem abrir as portas desde a semana passada.

Em assembléia realizada nesta segunda-feira (24/09), no Ginásio de Esporte dos Bancários, na ladeira dos Aflitos, Centro de Salvador, a categoria ratificou o compromisso de ampliar a mobilização a cada dia, convocando mais colegas para ir junto às ruas fechar mais agências.

Os trabalhadores lembram ainda que o período de paralisação não é de folga, mas momento de intensificar a unidade para garantir mais conquistas, já que a luta é de todos, não de cada banco ou cada bancário. O índice de reajuste é único, assim como os demais benefícios, e as vitórias obtidas na greve são para toda a categoria.

Para ampliar a mobilização e chamar a atenção da população para o movimento o SBBA vai desenvolver atividades de rua nos próximos dias. Nova assembleia acontece nesta quarta-feira (26/09), às 18h30, no Ginásio, para avaliar a proposta a ser apresentada na rodada desta terça (25/09) e discutir os rumos do movimento no Estado.

De Salvador,
Maiana Brito