Celac rechaça participação do Paraguai em reunião na ONU

Os países participantes da reunião extraordinária da Comunidade dos Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) efetuada no último fim de semana em Nova York, rechaçaram a presença de uma delegação paraguaia durante o encontro, abandonando a sala e suspendendo o encontro.

O jornal paraguaio Ultima Hora informou que o incidente aconteceu com a tentativa, dos representantes do Executivo liderados por Federico Franco, formar parte das deliberações da Celac, no marco da sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). 


Leia também:

Lugo alerta sobre discurso de Franco durante Assembleia da ONU

Os delegados dos países presentes, como um gesto de seu mal-estar pela presença dos representantes de um governo não reconhecido, saíram da sala, onde aconteceria o encontro.
A reunião foi suspensa por falta de quórum, evidenciando-se assim o isolamento internacional do atual governo paraguaio.

Na última sexta-feira (28) o ex-presidente paraguaio Fernando Lugo denunciou Federico Franco de enganar a Assembleia Geral da ONU ao tentar responsabilizar aos países vizinhos pelo isolamento do país sul-americano, após sua destituição.

A Celac é um bloco regional de países latino-americanos e caribenhos fundado em 2010 e conformado por 33 nações do continente americano, todas com exceção do Canadá e dos Estados Unidos.

As autoridades surgidas após a destituição de Fernando Lugo foram suspensas de participar de reuniões do Mercado Comum do Sul (mercosul) e da União das Nações Sul-americanas (Unasul) e condenadas pela direção do Parlamento Latino-americano, acusadas de realizar um golpe de Estado

Fonte: TeleSUR