Na Trilha do Emprego qualifica 457 jovens baianos

Há quatro anos atuando na área da construção civil como pedreiro, Roberto Souza, 26 anos, do município de Itaberaba, viu no curso de eletricista predial do Programa Na Trilha do Emprego, a oportunidade de ampliar seu campo de atuação. Ele foi um dos 457 jovens certificados no sábado (29/9), pelo Programa, uma iniciativa do governo da Bahia, realizado por meio da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre).

“Agora, com o certificado de eletricista em mãos, vou atuar nas duas áreas. Como eletricista, posso ter uma melhor remuneração. Trabalhando como pedreiro, a demanda é maior”, comemora Roberto.

Já a moradora de Mundo Novo, Natália Cordeiro, 19 anos, que fez o curso de Cabeleireiro e Manicure, está há uma semana no seu primeiro emprego. “Ainda estou sob supervisão dos profissionais do salão de beleza onde trabalho, mas o curso me deu conhecimento suficiente para trabalhar com confiança e segurança”, afirma a jovem.

O diretor Geral da Superintendência dos Desportos do Estado (Sudesb), Raimundo Nonato, o Bobô, que na solenidade representou o secretário do Trabalho, Nilton Vasconcelos, parabenizou os certificandos. “É um momento importante na vida desses jovens, muitos vão buscar a primeira oportunidade no mercado de trabalho, e está certificação, com certeza, vai facilitar este ingresso”, destacou.

Os jovens certificados são dos municípios de Lapão, Irecê, Itaberaba, Jacobina, Mundo Novo, Piritiba, Miguel Calmon, Gavião, Serra Preta, Tapiramutá, Capela de Alto Alegre e Salvador. A entidade executora dos cursos foi a Fundação Antônio Almeida e Silva (Fundal).

Com carga horária de 400 horas, a formação social e profissional foi nas seguintes ocupações: Cozinheiro Auxiliar, Cabeleireiro e Manicure, Eletricista Predial, Carpinteiro, Eletricista Industrial, Corte e Costura, Manutenção de Microcomputadores, Atendente de consultório médico e dentário, Pedreiro e Pintor, Fabricação de Laticínios e Almoxarife.

O Na Trilha do Emprego é realizado com recursos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (Funcep). O objetivo é inserir no mundo do trabalho jovens com idade entre 16 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, promover a geração de renda e o protagonismo juvenil, através de ações de qualificação social e profissional.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro
Com informações da Setre-BA