Entidades estão desviando doações
Muitos brasilienses se tornaram alvos de golpes de associações, institutos e centros sociais, que, durante contato telefônico ou mesmo pessoal, se mostram engajados no auxílio a crianças, deficientes, portadores de câncer ou dependentes químicos.
Publicado 03/10/2012 09:03 | Editado 04/03/2020 16:40
Algumas entidades não funcionam no endereço que constava em recibos das doações. Há casos de assédio e até constrangimento a pessoas com mais de 60 anos abordadas por instituições que se dizem idôneas. Em uma das situações, a mesma entidade recolheu duas vezes quantias semelhantes de um idoso num espaço inferior a 30 dias, quando o combinado seria uma doação mensal.
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) fiscaliza essas entidades e investiga possíveis fraudes por parte de algumas delas. Além disso, disponibiliza para consulta pública no site do órgão, desde meados de 2009, uma lista com o nome das instituições que apresentam contas em dia, atualizada diariamente. Cerca de 600 entidades são acompanhadas pelo MP. Menos da metade, porém, consta na listagem do órgão.