Unasul descarta possibilidade de fraude na Venezuela
O chefe da Missão de acompanhamento eleitoral da União de Nações Sul-americanas (Unasul), Carlos Álvarez, declarou à imprensa, nesta sexta-feira (5), que não existe nenhuma possibilidade de fraude no processo eleitoral venezuelano, que ocorrerá neste domingo (7).
Publicado 06/10/2012 11:14
"Esta conclusão é produto de muitos dias de trabalho da Missão, onde nos preocupamos em ter certeza absoluta de que não há nenhuma possibilidade nem margem de fraude na democracia eleitoral venezuelana", afirmou Álvarez em um encontro com a imprensa nesta capital.
O representante da Unasul sublinhou que "os partidos deveriam exercitar a pedagogia para que as pessoas tivessem absoluta confiança nesse processo, saiam a votar no domingo com muita tranquilidade e normalidade, e façam deste ato uma festa democrática".
Também reiterou que "se todo o processo está auditado, e a oposição participou de todos os procedimentos, o que nós achamos que deve ser implementado com força é que os diferentes partidos e os candidatos respeitem o resultado emitido pelo Conselho Nacional Eleitoral".
Álvarez explicou que a Missão cobriu uma agenda nutrida de encontros com os principais dirigentes políticos dos partidos participantes, com acadêmicos, jornalistas, donos de meios de comunicação e responsáveis pela Conferência Episcopal.
A Missão
A Missão de acompanhamento eleitoral da União de Nações Sul-americanas (Unasul) é composta por 42 integrantes que serão distribuídos pelas regiões mais densamente povoadas da Venezuela no dia das eleições.
Segundo comunicou Alvarez, levam um protocolo com uma série de perguntas que farão às autoridades dos centros de votação e das mesas e às testemunhas dos partidos, com o objetivo de acompanhar e verificar que as eleições se desenvolvam com normalidade.
Fonte: Prensa Latina