Cineclube Avenida exibe amanhã "O Padre e a Moça"

Nos 110 anos de Carlos Drummond de Andrade, o Cineclube Avenida exibe nesta terça-feira, 9/10, "O Padre e a Moça", de 1965, adaptação de Joaquim Pedro de Andrade para poema do escritor mineiro. A sessão tem entrada franca e começa às 19h, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luiz, 300). A apresentação do filme será seguida de debate.

O Cineclube Avenida continua destacando a obra do cineasta Joaquim Pedro de Andrade. Depois de brindar o público com "Garrincha, Alegria do Povo", "Os Inconfidentes" e "Macunaíma", o Cineclube exibe "O Padre e a Moça", adaptação de poema de Carlos Drummond de Andrade, considerado por muitos o maior poeta brasileiro de todos os tempos. A sessão acontece nesta terça-feira, 9/10, às 19h, com entrada franca, no Cineclube Avenida (subsolo do Shopping Avenida, na Av. Dom Luís, 300).

Lançado originalmente em 1965, "O Padre e a Moça" é um drama que conta como uma pequena cidade mineira é sacudida pela chegada de um jovem padre, que se apaixona por uma jovem moradora. A paixão entre ambos é contada no poema, que serviu de base para o roteiro de Joaquim Pedro de Andrade.

Assim como "Macunaíma", "O Padre e a Moça" conta com Paulo José como protagonista, vivendo o padre. Helena Ignez interpreta a jovem Mariana. No elenco se destacam ainda Mário Lago, como Fortunato, e Fauzi Arap, como Vitorino. Participantes de um filme que conquistou diversas premiações, como a do Instituto Nacional de Cinema – INC em 1966 e os Candangos de Ouro do Festival de Brasília, no mesmo ano, para Helena Ignez como melhor atriz e para melhor fotografia. O filme também foi indicado ao Urso de Ouro, do Festival de Berlim de 1966.

"É um filme importante na cinematografia do Joaquim Pedro de Andrade, que continuamos a exibir para o público de Fortaleza, após uma excelente resposta do público nos três filmes do diretor que exibimos em agosto e setembro no Cineclube Avenida", ressalta o cineasta cearense Francis vale, coordenador do espaço. "Na década de 60, 'O Padre e a Moça' sofreu tentativa de veto por parte da censura, por pressão de setores católicos conservadores. Hoje é importante que as novas gerações conheçam o filme e saibam mais sobre essa história", complementa Francis. "Todos estão convidados a comparecer ao Cineclube nesta terça-feira."

O espaço

O Cineclube Avenida conta com modernos equipamentos de exibição digital. A sala de exibição, com capacidade para 70 pessoas, é climatizada e oferece excelentes condições técnicas para as apresentações de filmes e os debates. A programação do espaço conta com exibições quinzenais, com destaque para documentários, curtas-metragens e para a produção audiovisual cearense. A exibição dos filmes é sempre seguida de debates, reforçando a característica do movimento cineclubista.

Fonte: Assessoria do CineClube Avenida