Isarel antecipa eleições parlamentares para início de 2013

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, anunciou nesta terça-feira (9) a antecipação da eleição parlamentar no país. Marcada inicialmente para 22 de outubro de 2013, ela ocorrerá entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. As informações são do jornal israelense Haaretz.

O governo não conseguiu o orçamento do próximo ano, o que acabou por se tornar uma das principais razões para essa decisão. No entanto, segundo o Haaretz, a antecipação não ocorreu em consequência de nenhuma crise ou perda de apoio parlamentar. O líder do partido conservador Likud quer aproveitar o momento em que a avaliação de seu governo apresenta bons índices de aprovação e impedir que seus rivais tenham mais tempo para se organizar. As conseqüências das medidas de austeridade fiscal, que prevêem fortes cortes no orçamento, também não teriam efeito tão evidente no início de 2013.

Na semana passada, o deputado Reuven Rivlin, da base aliada comandada pelo Likud, entrou no Parlamento com um pedido para dissolver o atual parlamento antes de sua volta à atividade, no próximo dia 15.

Netanyahu e outros líderes do Likud se encontraram com outras lideranças para negociarem a aprovação do orçamento de 2013, entre eles, o ministro do Interior, Eli Yishai, líder do Shas. Yishai se posicionou contrariamente a grandes cortes no orçamento, como pretendido pelo governo, em especial os que afetariam os idosos, famílias de pais solteiros e os pobres.

Fontes políticas relataram ao Haaretz que outro objetivo de Netanyahu é culpar o Shas, partido ultraortodoxo da base aliada, por se opor a uma série de cortes no orçamento. Segundo as fontes, Netanyahu quer passar a impressão de que está tentando passar o orçamento para o próximo ano e o Shas estaria impedindo. Essa seria a desculpa oficial para antecipar as eleições.

Um ministro e alto representante do Likud afirmou que as eleições deverão mesmo ser antecipadas em razão do impasse orçamentário. Como conseqüência direta, o Knesset (Parlamento israelense) e os ministérios deverão começar o ano de 2013 com a mesma distribuição orçamentária de 2012.

O chanceler israelense e líder do partido de extrema-direita Yisrael Beiteinu, Avigdor Lieberman, afirmou ser favorável à antecipação das eleições, tanto pela aprovação do orçamento quanto pelo momento favorável nas pesquisas de opinião pública, mas não acredita que os partidos da base chegarão a um entendimento comum. Portanto, pede que a antecipação da eleição ocorra o mais cedo possível, segundo o Haaretz. “O Yisrael Beiteinu estará pronto para apoiar Israel em um orçamento responsável. No entanto, atéo momento, não há qualquer garantia que tal meta possa ser atingida”, disse o ministro de Relações Exteriores em um comunicado emitido na sexta-feira (05).

Fonte: Opera Mundi