Cúpula da Unasul abordará paz, segurança e cooperação

A cúpula da União das Nações Sul-americanas (Unasul), que será realizada no Peru em 30 de novembro, tratará sobre um protocolo regional de paz, segurança e cooperação, anunciou o chanceler peruano Rafael Roncagliolo.

O ministro comunicou para a imprensa os preparativos do encontro da Unasul, cuja presidência pró-tempore exerce o Peru e disse que o citado protocolo tem a finalidade de criar condições de confiança recíproca. 

"Também servirá para a desativação de campos minados, que avança nas fronteiras do Peru com Chile e Equador e a erradicação das minas", afirmou Roncagliolo e manifestou que o protocolo busca limitar os gastos em armamento e melhorar o uso dos recursos das nações da área em benefício de desenvolvimento econômico e social. 

O chanceler peruano destacou as declarações que os ministros de Defesa do Peru, Pedro Cateriano e do Chile, Andrés Allamand, que ratificaram o compromisso de seus países de acatar à Corte Internacional de Haia sobre uma disputa bilateral de limites marítimos. 

O encontro congregará os presidentes da Argentina, Bolívia, Colômbia, Equador, Peru, Brasil, Uruguai, Venezuela, Chile, Guiana e Suriname. O Paraguai foi suspenso da Unasul, após sofrer um golpe de Estado em junho, seu caso está sobre análise de uma comissão do bloco.

Com Prensa Latina