Irã combate até 500 ataques cibernéticos por dia

O Irã é alvo de até 500 ataques cibernéticos por dia, revelou o ministro das Comunicações e Tecnologia da Informação, Reza Taqipour, em declarações à imprensa.

Os ataques são dirigidos à Internet iraniana, com o evidente propósito de roubar informações confidenciais ou introduzir vírus que desestabilizem as operações dos organismos do Estado e de extração de petróleo, disse o ministro à agência noticiosa oficial Fars, depois de uma reunião do governo.

As revelações do ministro foram feitas depois das declarações dadas na véspera por seu colega da área de Inteligência, Heidar Moslehi, segundo as quais a República Islâmica "faz uma guerra massiva e continuada contra os inimigos que tentem “danificar a infraestrutura do país".

Moslehi indicou os governos dos Estados Unidos e Israel como responsáveis pelas agressões cibernéticas e assegurou que "o aparato de inteligência as enfrenta e neutraliza".

Informou também que Washington e Tel Aviv criaram os vírus Stuxnet, considerado o mais destruidor que jamais existiu, o Duqu e o Flame, para introduzi-los no sistema de computadores das centrais nucleares da República Islâmica.

Contudo, o Irã prosseguiu seus projetos atômicos de caráter pacífico sem grandes dificuldades, sublinhou o ministro Moslehi.

Prensa Latina