Venezuela pode criar organização permanente para controlar armas

A criação de uma organização permanente para o controle de armas e munições na Venezuela figura, nesta terça-feira (23), entre as opções consideradas pelas autoridades como parte da estratégia orientada para o desarmamento do país.

O secretário técnico da Comissão Presidencial para o Controle de Armas, Munições e Desarme, Pablo Fernández, afirmou que esta é uma das recomendações dos especialistas, levando em conta a necessidade de uma instância que articule as ações sobre o assunto. 

No marco do Seminário Internacional Violência, Armas de Fogo e Atenção às Vítimas, que aconteceu em Caracas, Fernández destacou que essa variante está nas propostas do parlamento e da referida entidade presidencial.

O mandato da comissão termina em dezembro e impõe-se a necessidade de ativar um órgão com tarefas de caráter permanente, encarregado de dar continuidade para a política estabelecida.

Os estudos organismo apontam a existência no país de 1,2 milhões de unidades de armas pequenas, com o maior problema na falta de controle sobre este equipamento e as munições.

A instância surgiu em maio de 2011 com o objetivo de fomentar o desenho, construção e implementação de uma política pública integral sobre o controle de armas e munições. As propostas da comissão incluem as sanções contra funcionários públicos que cometam delitos relacionados com o tráfico de armas de fogo.

Fonte: Prensa Latina