Farc destaca apoio internacional nos diálogos de paz 

 As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) destacaram,nesta quarta-feira (24), os países fiadores e acompanhantes plenos dos representantes da Noruega, Cuba, Venezuela e Chile, em seu itinerário para instalar a Mesa de Diálogos de Paz com o governo.

Em comunicado para o povo colombiano a guerrilha destaca que “a viajem Havana-Oslo-Havana” para tal fim transcorreu normalmente de 16 a 18 de outubro. O texto explica que, segundo o combinado com os representantes do governo colombiano, se desenvolveu a programação de 18.


Leia também: 
Colômbia suspendeu 191 ordens de prisão contra membros das Farc

As Farc-EP, durante a instalação dos diálogos em Oslo, ficaram concentradas, fundamentalmente, no ato de instalação que deu início “segundo a rígida ordem de intervenções comunicado para a Delegação de Paz das Farc-EP pelos respectivos anfitriões”.

Destaca em comunicado que previamente a este ato, os porta-vozes do governo reiteraram tanto em Cuba, como em Oslo nas reuniões formais realizadas frente aos fiadores e acompanhantes, ser compromisso de cumprir, de 22 até 26 de outubro, com o traslado para a capital cubana da porta-voz da guerrilha Alexandra Nariño.

“Continuamos a espera de que se concretize tal compromisso, como a da suspensão plena das ordens de prisão aos integrantes da Delegação de Paz das Farc-EP”, ressaltam.

No dia 18 iniciou-se a segunda fase do processo de paz das Farc com o Governo de Juan Manuel Santos, com a instalação da mesa de diálogo na capital norueguesa.

Fonte: Prensa Latina