Obama vota antecipadamente em Chicago

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, exercerá nesta quinta (25) seu direito ao voto antecipado em Chicago para se converter no primeiro mandatário que vai às urnas antes do dia das eleições.

Até o momento, mais de 3,7 mil estadunidenses votaram antecipadamente e se espera que durante o fim de semana se incremente a cifra com a inclusão de mais sete estados e a capital da União no processo.

Analistas do centro de estatísticas eleitorais da Universidade George Mason, prognosticam que entre 35% e 40% dos votantes exercerão seu direito antes do dia das eleições, no próximo 6 de novembro.

Nas eleições de 2008, só 30% do eleitorado emitiu seus votos antes da data fixada para a eleição presidencial. Um total de 35 estados e o Distrito de Columbia permitem a votação antecipada, pessoalmente ou através do serviço de correios.

Para este fim de semana está previsto que comecem a chegar os materiais eleitorais aos estados de Arkansas, Colorado, Texas, Wisconsin, Alaska e Washington, assim como no Distrito de Columbia, onde está a capital do país.

O candidato à reeleição pelo Partido Democrata e sua esposa, Michelle Obama, alentam seus seguidores a votar adiantado, uma opção que favoreceu Obama nas presidenciais de 2008.

Fonte: Prensa Latina