Bahia e outros 12 estados sofrem apagão na noite de quinta

Os 417 municípios baianos ficaram às escuras, no final da noite da última quinta-feira (25/10) por conta de um apagão, que atingiu, também, todos os outros estados do Nordeste e parte do Pará, Tocantins e do Distrito Federal. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), responsável por administrar o Sistema Interligado Nacional, a falta de energia pode ter sido causada por um curto-circuito nos equipamentos de duas subestações fornecedoras.

Com o problema, pelo menos oito circuitos de 500 kV conectados às subestações foram desligados. A linha de transmissão afetada, nas subestações conhecidas como Colinas e Imperatriz, é interligada ao sistema Sul/Sudeste/Centro-Oeste e Norte/Nordeste.

O apagão teve início por volta das 11h (12h pelo horário de Brasília) e fornecimento só começou a ser normalizado a partir de 1h30 da manhã, no Sul do estado, e às 4h na capital. Até o início da manhã, a Coelba (Companhia de Eletricidade da Bahia) aguardava a autorização do ONS para retomar o fornecimento nos outros municípios.

Por conta da escuridão, bares e restaurantes de Salvador fecharam as portas mais cedo. O Hospital Geral do Estado (HGE) e o Aeroporto Internacional Luis Eduardo Magalhães continuaram o funcionamento com a ajuda de geradores.

Essa é a segunda vez que a Bahia que sofre um apagão em pouco mais de um mês. No último dia 22 de setembro, um outro problema de energia deixou parte do Nordeste sem eletricidade.

De Salvador,
Erikson Walla