BA: CPI começa a ouvir testemunhas no caso de tráfico de crianças
A CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Tráfico de Pessoas da Câmara dos Deputados começa a ouvir, a partir desta terça-feira (30/10), as testemunhas de um suposto esquema de tráfico de crianças no município baiano de Monte Santo, na região Nordeste do Estado, denunciado em uma reportagem do programa Fantástico, da Rede Globo.
Publicado 30/10/2012 11:14 | Editado 04/03/2020 16:17
Um casal da cidade perdeu a guarda dos cinco filhos menores, em 2011, por determinação da Justiça local, que entregou as crianças para casais paulistas. O procedimento foi considerado ilegal porque não cumpriu algumas exigências previstas em lei, como o consentimento dos pais e dos avós.
Na audiência desta terça, que acontece em Brasília, serão ouvidos a mãe das crianças, Silvânia da Silva, o juiz do município de Euclides da Cunha, Luís Roberto Cappio Guedes, que investiga o tráfico de crianças na região, e o promotor Luciano Ghignone, que acompanha o caso. O juiz investigado, Vitor Bezerra, que não trabalha mais em Monte Santo, também foi convidado a depor, mas não confirmou presença.
Outros casos
Depois da exibição da matéria, outras mães da cidade denunciaram ter entregues os filhos à adoção com a promessa de poderem continuar visitando as crianças, o que não aconteceu. O perfil dos pais que perderam as guardas é de pessoas pobres e com pouca instrução.
De Salvador,
Erikson Walla