Consumo de drogas nas escolas cresce mais nas particulares

As ocorrências de consumo de drogas nos arredores de escolas públicas e particulares do Distrito Federal cresceram 13% entre janeiro e junho na comparação com o mesmo período do ano passado, mostra levantamento da Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal divulgado ontem.

Entre as escolas da rede pública, o número de ocorrências registradas nos seis primeiros meses do ano saltou de 363 no ano passado para 407 em 2012, o que representa aumento de 12%. Nas escolas particulares, o número de casos aumentou de 221 no ano passado para 254 em 2012, um crescimento de 15%.

Apesar do aumento nos flagrantes de usuários, o número de registros de tráfico de drogas, ou seja, de pessoas vendendo entorpecentes nas proximidades de instituições de ensino, caiu 8,5%. Foram 146 ocorrências na rede pública nos seis primeiros meses do ano contra 159 ocorrências no primeiro semestre de 2011. Já nas instituições particulares, a queda foi de 102 no ano passado para 93 em 2012.

O levantamento também apontou que Ceilândia é a região administrativa com maior número de casos, com 75 registros de uso de drogas e 37 de tráfico no primeiro semestre. Porém, foi registrada queda de 26% no total de ocorrências de tráfico em escolas da cidade mais populosa do DF. O Plano Piloto aparece em segundo no ranking de usuários flagrados, com com 41 casos.