Deputados querem instalar CPI para investigar pesquisa eleitoral 

As imprecisões e dados incorretos apresentados por pesquisas eleitorais nas últimas eleições agora são tema de uma Comissão Parlamentar de Inquérito no Congresso Nacional. 225 deputados assinaram nesta quarta-feira (31) o requerimento de criação da CPI das Pesquisas Eleitorais, de autoria do deputado André Figueiredo, líder do PDT na Câmara.

Para André Figueiredo, as diferenças dos números em vários municípios são muito superiores à margem de erro que as próprias pesquisas apresentam, distorcendo a realidade das intenções do eleitorado. 

“As pesquisas eleitorais são um fator importante na construção do voto do eleitor. Muitas pessoas se deixam levar pelas pesquisas para definir seu voto. Ultimamente temos observado que em alguns institutos, de uma forma muito vergonhosa, estão usando resultados distorcidos de pesquisas para induzir o eleitor a votar em um determinado candidato. Temos recebido denúncias do país inteiro. Por isso é muito importante criarmos essa CPI para investigarmos os problemas que ocorreram com os institutos de pesquisas nas eleições”, alega.

O deputado citou como exemplos as pesquisas para os pleitos na Paraíba, Piauí, Paraná, Pará e Ceará. As pesquisas são um poderoso elemento de marketing na campanha eleitoral: o candidato mais bem avaliado nas pesquisas muitas vezes usa esses números para desmoralizar os oponentes durante as campanhas, e convencer eleitores indecisos a votarem nele.

“Voto útil”

O chamado “voto útil” é outro efeito direto das pesquisas eleitorais: quando um eleitor percebe, por meio de uma pesquisa, que o candidato preferido dele tem poucas chances de ganhar, ele muitas vezes decide votar em outro candidato que tenha mais chances de ser eleito.

O parlamentar explicou que o principal objetivo da CPI é apurar falhas graves e eventuais manipulações nos grandes institutos de pesquisa nas eleições de 2012. Ele também acha importante investigar os pequenos institutos de pesquisas que proliferam em todo o país, especialmente em cidades pequenas e médias, e onde existe a forte suspeita de compra de resultados distorcidos.

André Figueiredo acredita que a primeira ação da CPI deve ser requerer aos tribunais regionais eleitorais de cada estado cópias de todas as pesquisas em todo o país protocoladas nesses tribunais. Então a Comissão poderá fazer análises comparativas e investigar os resultados discrepantes.

Resultado alterado

“Os institutos de pesquisa conseguem, em certa medida, determinar quem é eleito ou não. Se eles oferecem dados imprecisos ou incorretos por problemas de metodologia, eles podem alterar o resultado de uma eleição", avalia o parlamentar.

Para ele, com a criação da CPI das Pesquisas Eleitorais, será possível apurar os problemas desses institutos de pesquisa e até descobrir se há alguma fraude, através da manipulação de números e desvios de análises estatísticas, que poderiam distorcer de forma criminosa tendências pré-eleitorais.

“Como resultado desta CPI, além da punição de eventuais institutos fraudadores de pesquisas, poderemos elaborar um projeto de regulamentação para elas. Defender a moralidade das pesquisas é verdadeiramente defender a democracia no Brasil.”

Da Redação em Brasília