Inácio Arruda discute implantação de refinaria no Ceará

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Silva Foster, reafirmou nesta segunda-feira (5) ao senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) que o governo federal e a Petrobras estão determinados em construir a Refinaria Premium II no Estado do Ceará.

Graça Foster e Inácio Arruda reuniram-se nesta segunda (5) na Sede da Petrobras, no Rio de Janeiro. A presidente apresentou o andamento do projeto da Premium II, no município de Caucaia, a 50 Km de Fortaleza, no Complexo Industrial e Portuário de Pecém. O projeto encontra-se em fase de avaliação para adequação aos parâmetros internacionais de preço, prazo e uso de tecnologia padronizada.

“A Petrobras mantêm firme o seu compromisso com a construção da Refinaria Premium II no estado do Ceará e está trabalhando para que tenhamos um cronograma com metas realistas para execução do projeto, portanto toda a contribuição ou reforço para destravar os gargalhos que ainda existem será bem vinda”, afirmou a presidente da Petrobras.

Novos empreendimentos

O senador Inácio Arruda esteve ainda em audiência com o diretor Coorporativo e de Serviços da Petrobras, José Eduardo Dutra. Na pauta da reunião os novos investimentos da empresa no Ceará. Na ocasião Eduardo Dutra informou que a exploração e perfuração de poços em águas ultraprofundas no Ceará já é uma realidade promissora. Apesar de não estar contemplado pela natureza com as potencialidades da camada pré-sal, o Ceará vai continuar a receber investimentos na exploração do petróleo em águas profundas.

Para o senador Inácio Arruda o impacto dos novos poços na economia cearense é “muito grande”. Ele acredita que os poços aliados à refinaria deixam o “cliclo do petróleo no Estado mais consistente”. E completa: “Isso representa uma grande alavancagem do setor”.

Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)