Uruguai cria órgão contra financiamento do terrorismo
O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, aprovou um decreto que cria o Observatório de Análise Estratégica em matéria de Lavagem de Ativos e Financiamento do Terrorismo, informou, nesta terça-feira (6) a presidência da República. A entidade será responsável de processar, analisar e distribuir informação para uma oportuna tomada de decisões políticas.
Publicado 06/11/2012 18:38
O órgão também deve obter informação internacional, regional e nacional sobre o tema e identificar métodos e tendências através da análise das tipologias criminosas.
Segundo o decreto, será competênica do observatório sistematizar a informação referente a tipologias criminosas, vulnerabilidades do sistema contra a lavagem e o financiamento do terrorismo.
Assim, se criará uma base de dados sobre o comportamento dos sistemas criminosos nacionais e internacionais para brindar informação precisa e confiável à Secretaria Nacional Antilavagem.
Por outro lado, o Observatório poderá cooperar no desenvolvimento de programas de educação, capacitação e conscientização entre os organismos que constituem o sistema desse setor.
Com Prensa Latina