Farc e governo colombiano se preparam para mesa de diálogo 

 As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Exército do Povo (Farc-EP) e o governo colombiano continuam nesta quarta-feira (7), em Cuba, ajustando mecanismos preparatórios para iniciar a mesa de diálogo no dia 15.

A reunião para facilitar os diálogos de paz e a participação popular começou na última terça-feira com quatro porta-vozes do governo de Juan Manuel Santos e dois da guerrilha. 


Leia também:
Patriota reitera apoio às negociações de paz com as Farc

O chefe da delegação das Farc-EP, Iván Márquez, explicou em coletiva de imprensa que há muito otimismo e grande expectativa da guerrilha, mas a grande mesa de paz é na Colômbia e “esperamos um grande fluxo de propostas destes colombianos que desejam participar e decidir” 

Também expressou que estão abordando um programa de trabalho e intercâmbio sobre como será a contribuição dos diferentes setores da sociedade colombiana ao processo.

Na véspera, a guerrilheira Tanja Nijmeijer mostrou sua esperança e confiança no processo e realçou que as Farc entendem a paz com pão, com teto, com saúde e com justiça social. Neste sentido Márquez afirmou: “Colocaremos de lado as armas, se houver justiça e soberania constituiríamos em seguidores do nosso povo para que se consolidem essas conquistas”.

No último 18 de outubro instalou-se formalmente em Oslo, Noruega, a mesa de diálogos que terá como primeiro ponto de debate a questão agrária.

Veja a cobertura completa dos diálogos de paz na Colômbia aqui

Fonte: Prensa Latina