Cuba e Equador fortalecem relações bilaterais 

“As relações entre Equador e Cuba passam por um de seus melhores momentos, com uma grande empatia ideológica e uma visão comum em temas fundamentais tanto no político como o comercial”, assegurou o vice-ministro equatoriano de Comércio Exterior e Integração Econômica, Francisco Rivadeneira.

Francisco Rivadeneira

De acordo com ele "ambas nações contam com economias complementares em praticamente tudo", declarou para a Prensa Latina.

Segundo Rivadeneira, o Equador pode oferecer a Cuba muitos produtos que a ilha não produz, enquanto Quito tem  interesse nos "serviços cubanos de altíssima qualidade para nossa população".

Nesse sentido enfatizou sobre a necessidade de identificar áreas onde se complementam ambos territórios como o comércio de bens e principalmente de serviços, para conseguir um crescimento exponencial do comércio bilateral.

Rivadeneira tratou também a possibilidade de que o Equador adquira em Cuba medicamentos genéricos, fertilizantes orgânicos, ciência e tecnologia. "Estamos comprando medicamentos de Cuba, porque esta sendo fortalecido o sistema de saúde pública no país, queremos também que se produzam laboratórios conjuntos, não só para o mercado equatoriano, mas para poder exportar à região andina e o resto de América do Sul", enfatizou.

"América Latina é com Ásia a zona que mais crescerá neste século e por isso este é o momento da América Latina, e Cuba como sempre tem tido e terá sua palavra que dar neste processo", concluiu Rivadeneira.

Fonte: Prensa Latina