Evo: Obama deve agradecer voto latino suspendendo bloqueio a Cuba

O presidente da Bolívia, Evo Morales, enviou, nesta quarta-feira (7) uma mensagem ao presidente reeleito dos Estados Unidos, Barack Obama. Evo sugeriu que Obama agradeça o grande respaldo demonstrado pela comunidade latina na eleição recente suspendendo o bloqueio econômico e comercial que há 50 anos os EUA impõem, de maneira ilegal, sobre Cuba.

Obama e Evo

O chefe de Estado sul-americano destacou que a vitória de Obama sobre seu rival republicano, Mitt Romney, só foi possível “graças ao voto latino”. Motivo pelo qual o presidente democrata “tem que cancelar essa dívida levantando e acabando com bloqueio econômico a Cuba”.

“Obama tem que cancelar esta dívida e reconhecer os latinos, porque graças a eles é presidente reeleito. Que levante e acabe com o bloqueio econômico a Cuba, é o melhor que pode fazer se reconhece o voto nos Estados Unidos”, reiterou o presidente.

Sánchez de Lozada

Por outro lado, Evo também se referiu à extradição do ex-presidente boliviano Gonzalo Sánchez de Lozada (2002-2003), que se encontra exilado nos EUA, apesar de ser acusado de genocídio na Bolívia pela morte de pelo menos 60 pessoas e 400 feridos na denominada “guerra do gás”, que forçou sua renúncia.

“Se Obama quer dignificar seu povo e seu governo, seria importante que não seguisse protegendo os delinquentes que escaparam de muitos países, como a Bolívia. Que devolva Sánchez de Lozada se quer dignificar seu povo e seu governo nesta gestão”, afirmou.

Campanha bilionária X crise

O presidente aproveitou para criticar o fundo bilionário usado pelos candidatos durante a campanha, em uma época na qual o país atravessa uma crise econômica.

Morales lembrou que, segundo informação de meios de comunicação estadunidenses, tanto Obama quanto Romney gastaram cerca de US$ 2 bilhões de dólares em suas respectivas campanhas.

“São as grandes empresas que aportam as campanhas. Não existe o povo participando delas, só o negócio do sistema bancário e as indústrias de armas. São eles que decidem” como se move o país, denunciou.

O presidente deu as declarações durante um ato cívico militar celebrado na comemoração da Batalha de Suipacha, o primeiro triunfo dos exércitos patriotas na guerra da independência, em 7 de outubro de 1810.

Da Redação do Vermelho,
com Telesur