ALERGS lança coletânea do Prêmio Lila Ripoll na Feira do Livro

Foi lançada na tarde desta quarta-feira (7), no estande da Assembleia na 58ª Feira do Livro de Porto Alegre, a coletânea das poesias vencedoras do Prêmio Lila Ripoll 2012, promovido anualmente pela Casa.

lila ripoll 2012 - vinicius reis/alergs

 A obra é composta pelos 13 textos selecionados na última edição do concurso literário, além da história do prêmio e da biografia da poeta gaúcha, escritora, professora, pianista, jornalista e militante sindical Lila Ripoll (1905-1967). Após o lançamento, foi oportunizada aos autores presentes a realização de uma sessão de autógrafos.

Presente ao evento, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Alexandre Postal (PMDB), cumprimentou os autores vencedores e destacou o Prêmio Lila Ripoll como importante ação institucional da Casa na área da cultura. “Nos sentimos orgulhosos em poder promover e estimular a poesia”, disse. Postal também registou que o lançamento da coletânea de poesias tem se consagrado como um dos eventos marcantes do Legislativo gaúcho na Feira do Livro de Porto Alegre.

O deputado Raul Carrion (PcdoB), que propôs a retomada da premiação em 2007, ressaltou a trajetória de Lila Ripoll na cultura, na política e no movimento social. “Foi uma cidadã preocupada com seu tempo, com a luta de seu povo”, assegurou. Ele afirmou ainda que o Prêmio Lila Ripoll pode ser considerado uma das maiores premiações de poesia no estado. Conforme o parlamentar, nesse ano, 228 poesias concorreram ao prêmio.

Prestigiaram a cerimônia o patrono da Feira do Livro, Luiz Coronel, o secretário estadual de Cultura, Luiz Antônio de Assis Brasil, a secretária estadual de Turismo, Abigail Pereira, a idealizadora e proponente da premiação, ex-deputada Jussara Cony, entre outras autoridades.

Vencedores
As poesias vencedoras da edição 2012 são de autoria de Álvaro Santestevan, Amaro Flores Castilhos, André Neves de Assis, Denise Martins Freitas, Elroucian Ucayali Santos da Motta, Geraldo Trombin, Gerci Oliveira Godoy, Maria Barbiero Venite, Marina Martinez, Mario Pacheco Scherer, Reginaldo Costa de Albuquerque e Selma Nanci Feltrin.

O Prêmio
Criado em 2004, o Prêmio Lila Ripoll está na sétima edição. O objetivo é estimular a criação literária, dar visibilidade a novos talentos e divulgar a obra da artista Lila Ripoll. Gaúcha de Quaraí, Lila viveu de 1905 a 1967. Ela foi poeta, professora, pianista, jornalista e militante sindical. Colaborou para diversos jornais e revistas do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, como o “Correio do Povo” e “A Tribuna Gaúcha”, e foi candidata a deputada pelo PCdoB. Um de seus livros, “Novos Poemas” (1951), rendeu a ela o “Prêmio Pablo Neruda da Paz”.

Isabela Soares com Ag. Alers