Bolívia realiza encontro de educação dos povos afrodescendentes

Nesta segunda-feira (12), começa o 1º Encontro Continental de Educação dos Povos Afrodescendentes, na Bolívia. O evento é organizado pelo governo boliviano e tem o apoio da Unesco e da Unicef. 

Esta reunião tem como objetivo possibilitar, fortalecer e definir uma série de políticas enquadradas na normativa vigente do Abya Yala, "o viver bem e o bem viver", explicou o deputado boliviano Jorge Medina. 

Segundo o legislador será um encontro onde será levado adiante um diálogo e debate íntegro sobretudo para a educação. "O evento busca fortalecer a participação pedagógica, estratégias didáticas e avaliações para a implantação efetiva da educação Intracultural, Intercultural e Plurilíngue", avaliou.  

Medina agregou que este encontro será levado adiante em ocasião da “Semana da Educação Intracultural e Plurilíngue” e se enfocará também na educação bilíngue intercultural.

“É um encontro de suma importância para abordar temas e assuntos sobre o ensino com a visão dos povos afrodescendentes, é uma iniciativa que possibilitará para nossa educação o acesso a outra perspectiva de desenvolvimento”, frisou. Ele agregou que as estratégias surgidas deste encontro permitirão alcançar uma educação inclusiva e adaptada para a pluralidade do Estado boliviano.

O encontro contará com o apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), assim como instituições governamentais.

Fonte: Prensa Latina