Carrion recebe homenagem dos Correios

As comemorações do mês da Consciência Negra já começaram na Diretoria Regional dos Correios do Rio Grande do Sul, com a abertura oficial da 6ª edição do projeto Correios Negro, uma iniciativa da empresa de combate à discriminação e busca da igualdade.

correios negros - divulgação

A cerimônia ocorreu em 9 de novembro, em Porto Alegre, reunindo empregados e militantes do Movimento Negro.

Durante o evento, que apresentou atrações culturais, foi lançado o carimbo alusivo à data e ocorreu a homenagem aos “Lanceiros Contemporâneos” – grupo de 20 personalidades que se destacam por seu trabalho em prol das causas dos movimentos sociais afro-brasileiros. O nome faz referência aos lanceiros negros que lutaram na Revolução Farroupilha.

Entre os homenageados estavam o senador Paulo Paim, o ator Sirmar Antunes, o deputado estadual Raul Carrion, o antropólogo Iosvaldyr Carvalho Bittencourt Jr e a psicóloga Sandrali de Campos Bueno. Carrion é autor do Estatuto da Igualdade Racial do RS e da proposta que cria a reserva de vagas para negros em concursos públicos no RS, entre outros projetos voltados para a negritude.

O vice-presidente de Gestão de Pessoas dos Correios, Larry Manoel Medeiros de Almeida, destacou a importância da mobilização dos negros gaúchos. “Este orgulho de ser negro que eu enxergo aqui, nós temos que levar para todo o Brasil”, afirmou.

A programação do projeto Correios Negro segue até o dia 14 de dezembro com exposições, exibições de filme, cursos, paineis, lançamento de livro e outras atividades.

Isabela Soares com Correios