Deputado destaca apresentação da Cantata Gonzaguiana no Senado 

 A Cantata Gonzaguiana vai abrir a sessão solene que o Senado realizará em homenagem ao centenário de Luiz Gonzaga, no próximo dia 10 de dezembro. O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), acatou de pronto a sugestão do deputado Osmar Júnior (PCdoB-PI) que propôs a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina no evento. Sarney ficou impressionado com o projeto da Cantata, que homenageia o cantor nordestino.

 
Para o deputado Osmar Júnior (foto), a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina no Congresso Nacional será motivo de alegria e orgulho para o povo piauiense. “É um privilégio o Piauí participar desta homenagem ao “Rei do Baião”, reverenciado como ícone do povo nordestino e que cantou como ninguém mais os anseios e sonhos da nossa gente”. 

Segundo ele, com a Cantata Gonzaguiana, o Piauí mostra ao Brasil a obra do Mestre Lua de uma forma nunca antes vista, unindo o popular e o erudito em um espetáculo inesquecível.

O projeto da Cantata Gonzaguiana uniu dois grandes nomes da arte piauiense: João Cláudio Moreno e a Orquestra Sinfônica de Teresina, regida pelo maestro Aurélio Melo, que já foi comunicado pelo deputado Osmar Júnior do convite oficial que receberá nos próximos dias para apresentação na sessão solene do Congresso Nacional.

Uma outra apresentação em Brasília está sendo defendida pelo deputado, que se reunirá na próxima semana com o governador Agnelo Queiroz para tratar sobre o assunto.

De acordo com o parlamentar do PCdoB, a Cantata Gonzaguiana, ao mesmo tempo que homenageia o nome de Luiz Gonzaga, divulga o nome da Orquestra, e revela de forma positiva o potencial musical e criativo do artista piauiense.

“O olhar sinfônico que a Orquestra traz sobre a Obra de Luiz Gonzaga é capaz de emocionar e não poderia ficar de fora da homenagem que o Brasil faz a este grande este grande brasileiro”, disse o deputado após a audiência com o presidente do Senado, quando esteve acompanhado dos senadores do PCdoB, Inácio Arruda (CE) e Vanessa Grazziotin (AM).

Da Redação em Brasília
Com agências