Quais as principais formas de violência contra a criança?

Série de Oliver Oliveira

A VIOLÊNCIA contra meninos e meninas não se restringe à violência física. Além dela, há também a violência sexual, psicológica, o bullynig, entre outras formas de agressão. No caso das crianças e dos adolescentes, a situação se agrava pelo fato de haver algumas formas de violência socialmente aceitas, como o castigo físico e as ameaças. Encarados como ferramentas de disciplina, esses castigos têm intensidade variável e são comuns em nossa sociedade, mas precisam ser encarados como atos violentos.
Formas mais comuns de violência contra crianças e adolescentes
Violência psicológica: Rejeição, depreciação, discriminação, desrespeito e punições exageradas são formas comuns desse tipo de agressão.
Negligência: Ato de omissão do responsável pela criança ou adolescente em prover as necessidades básicas para seu desenvolvimento.
Violência sexual: Abuso de poder por parte do adulto, em que ele usa a criança ou o adolescente para satisfazer-se sexualmente, induzindo ou forçando a práticas sexuais, com ou sem uso de força física.
Bullying: Atitudes agressivas, intencionais e repetidas, que ocorrem sem motivação evidente, de um estudante ou um grupo de estudantes em relação a outro
Qual a responsabilidade de professores e profissionais de saúde na identificação de casos de violência?
EM SEU ART. 70, o ECA determina que é "dever de todos prevenir a ocorrência de ameaça ou violação dos direitos da criança e do adolescente". Já em seu art. 245, explicita que médicos, professores ou responsáveis por estabelecimentos de atenção à saúde ou de educação são obrigados a comunicar à autoridade competente os casos de que tenha conhecimento, envolvendo suspeita ou confirmação de maus-tratos contra crianças ou adolescentes. Caso esses profissionais não cumpram essa determinação, estão sujeitos a multa de três a 20 salários de referência (ou o dobro em caso de reincidência).