Israel começa o dia com ataques à Faixa de Gaza

 Aviões israelenses atacaram três vezes, na madrugada desta terça, áreas a oeste da Faixa de Gaza, que há mais de duas semanas é alvo de bombardeios aéreos que já causaram a morte de seis civis, segundo a contagem oficial.

Os caças fizeram três passagens separadas, disparando foguetes ar-terra sem causar vítimas, embora os projéteis tenham impactado em zonas civis, prtóximas a Gaza, informaram fontes palestinas.

Porta-vozes israelenses disseram haver alcançado um depósito de armas e uma plataforma de lançamento de foguetes, mas os moradores da área e autoridades palestinas negaram as alegações.

O primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, e o vice-primeiro-ministro, Moshe Yaalon, ameaçaram aumentar os ataques contra Gaza, devastada no final de 2008 e início de 2009 por uma ofensiva militar geral de terra arrasada e submetido durante mais de cinco anos a um bloqueio total que impede a passagem de mercadorias básicas.

Tentativas de negociar um cessar-fogo se chocaram com o silêncio das autoridades israelenses, cujos pronunciamentos aludem a "novas e maiores ações militares". O embaixador dos EUA, Dan Chapiro, assegurou na rede social Facebook que seu governo "apoia o direito de Israel de se defender. "

Dias atrás, o presidente egípcio, Mohamed Morsi, disse em um discurso público que seu país não permanecerá impassível perante a agressão constante de Israel contra civis em Gaza e, ontem à noite, os membros dos partidos laicos e de esquerda protestaram no Cairo contra o que eles descreveram como "ataques sanguinários" de Tel Aviv.

Instituições palestinas de diferentes signos disseram, semanas atrás, que responderiam a cada ataque Israelense, cuja modalidade mais frequente são disparos de canhão de zonas adjacentes à faixa, um dos territórios mais populosos e mais pobres do mundo, segundo dados da ONU.

No final da semana passada, um oficial israelense que dirigia uma dessas ações foi ferido por uma bomba colocada na passagem do veículo no qual viajava.

Fonte: Prensa Latina