Panamenhos criam movimento pelo fortalecimento da identidade

Um Movimento Cidadão pelo Fortalecimento da Identidade Panamenha foi criado nesta sexta-feira (16) como uma instituição desvinculada de partidos políticos e ideologias, segundo explicaram seus fundadores.

A porta-voz do movimento, Elena Porras, qualificou a nova instituição como uma resposta ao grito de auxilio cidadão pela defesa e fortalecimento da memória histórica e a identidade nacional do Panamá.

Indicou que seus criadores escolheram novembro, porque é o melhor do calendário para a nacionalidade panamenha, para inspirar nos princípios da liberdade e a renovação de uma nação multicultural que ainda segue na busca histórica de sua soberania popular.

Porras defendeu a necessidade de fazer prevalecer a memória histórica acima de todos os interesses para que todos recordem que no longo percurso de 500 anos, o Panamá se caracterizou por uma relação de poder desigual e injusto do império e da colônia.

Ainda que não explicou sua composição, estatutos nem estrutura, Porras disse que o Movimento Cidadão pelo Fortalecimento da Identidade Panamenha é uma resposta cívica da cidadania ao momento atual cujo ponto de enlace é o amor pelo Panamá.

Fonte: Prensa Latina